Skema > Todas os noticias > skema-brasil-parceria-dttd-ufop

SKEMA Brasil assina parceria com DTTD e UFOP

Publicado em 15 de setembro de 2022

Acordo de cooperação técnica entre o mercado e a academia almeja desenvolver o setor de mineração com foco em sustentabilidade.

No dia 12 de setembro de 2022, a SKEMA Business School Brasil assinou um acordo de cooperação técnica, medidado pelo governo holandês, na abertura da Exposibram, envolvendo o cluster DTTD (Dutch Technical Team for Dam Safety/Equipe Técnica Holandesa para Segurança de Barragens), formado por 8 empresas, e a UFOP (Universidade Federal de Ouro Preto). O objetivo da parceria é criar um ambiente de estudo para que os professores, alunos e gestores possam trabalhar juntos para desenvolver soluções para o mercado em questão.

A parceria é um desdobramento de um projeto que vem desde o primeiro semestre de 2022, quando os estudantes da SKEMA Brasil fizeram um trabalho de pesquisa de mercado para o cluster. Wilson Mendonça, professor na SKEMA Business School e consultor do Escritório Holandês de Apoio aos Negócios, ou Netherlands Business Support Office (NBSO), comenta sobre o acordo: "Serão uma série de pesquisas subsidiadas pelo Governo holandês que visa contribuir para o desenvolvimento de boas práticas na mineração do Brasil".

O papel das universidades seria aplicar as tecnologias desenvolvidas pelas oito empresas do cluster no contexto das plantas da indústria de mineração em Minas Gerais. "Será um ganho imenso para todos", diz Hernani Lima, professor do Departamento de Engenharia de Minas da UFOP. "Por parte da universidade, vamos ter acesso de um amplo conhecimento sobre barragens e toda a bagagem técnica dos profissionais que atuam no cluster", explica. "Eles também ganham, pois terão análises sobre a aplicabilidade de suas soluções, atestada pela academia".

São parte do DTTD as empresas Antea Group, Arenal, Trisoplast, RohrIdreco, InTech, Cohere, EIJKEILKAMP e Van Sonsbeek Hulst. A intenção delas, mais do que melhorar as práticas de mineração em um campo de alta performance, como os das mineradoras mineiras, seria também ampliar a presença do grupo no Estado.

Em entrevista para o programa Central 98, Prof. Wilson explica mais detalhes sobre essa parceria. Confira a entrevista na íntegra.