Skema > Todas os noticias > simon chadwick o psg é muito mais do que futebol, é uma questão de boa aparência

Simon Chadwick: "O PSG é muito mais do que futebol, é uma questão de boa aparência!"

Publicado em 09 de novembro de 2023

O PSG ainda é um clube de futebol? Para Simon Chadwick, Professor de Esporte, Economia Geopolítica e Pesquisador da Skema Business School, o clube é, antes de tudo, uma marca de moda.

Você disse em uma entrevista recente​ que o PSG nunca teve a intenção de ser um clube de futebol para seus proprietários do Catar: o que seria o PSG para eles?

Investir em um clube de futebol profissional de elite hoje em dia nunca será um caso de esforço filantrópico ou altruísmo. Empresas como a QSI (Qatar Sports Investments) investem em clubes como o PSG para obter um retorno financeiro sobre o investimento. Em termos simples, você gasta um milhão para ganhar dois milhões de volta, caso contrário, qual é o objetivo?

O desafio, então, é como fazer isso, o que pode ser resolvido de várias maneiras. Está muito claro que o futebol, por si só, não é suficiente para gerar receita. Por isso, sua convergência com as tecnologias digitais, o entretenimento, a moda e o estilo de vida estão se tornando importantes impulsionadores das atividades comerciais dos clubes. Basta ver como o streaming está ajudando a transformar o Wrexham, de propriedade de Ryan Reynolds, ou a importância da linha de camisas da equipe Kappa do Venezia. É dentro desses parâmetros que o PSG está sendo administrado agora, embora o clube tenha um ativo à sua disposição que outros não têm - a própria Paris. [...]

Leia a entrevista completa no SKEMA ThinkForward​