Skema > Todas os noticias > romain-cannone-esgrimista-ouro-aluno-skema

Romain Cannone: um esgrimista de ouro maciço e aluno

Publicado em 04 de agosto de 2021

Romain Cannone conquistou a coroa olímpica na esgrima nos Jogos de Tóquio. Ao lado de sua carreira esportiva de elite, o jovem de 24 anos é aluno do programa MSc Auditing, Management Accounting & Information Systems.

Estudar auditoria e contabilidade gerencial e, ao mesmo tempo, acompanhar o intenso cronograma de treinamento de um esgrimista de elite não é tarefa fácil. Mas esse é o desafio que Romain Cannone se colocou. Em 2019, o campeão de 24 anos se matriculou na SKEMA para fazer um mestrado em Auditoria, Contabilidade Gerencial e Sistemas de Informação. De acordo com a diretora do programa Kirsty Paoli, ele está a apenas um passo de ter sucesso em seu desafio. "Romain só precisa concluir um curso, além de sua dissertação sobre tesouraria e gestão", disse ela. "Ele deve defender sua tese em dezembro."

Graças a um horário flexível e suporte personalizado da SKEMA, Romain pôde estudar para seu mestrado da mesma forma que outros alunos, apesar de todas as exigências que ele fazia. "Nos últimos meses, ele está morando no Brasil com os pais. Então, está estudando à distância. A diferença de horário significava que ele tinha que fazer o login às 4h, e foi isso que ele fez. Não foi fácil para ele, ele assistia a palestras pela manhã e depois treinava à tarde", disse a Sra. Paoli.

Romain é um estudante altamente comprometido e ferozmente determinado, como prova esta anedota. Apesar das restrições geográficas, da pandemia e da preparação para os Jogos Olímpicos, ele fez questão de honrar a conclusão de sua colocação de três meses no último ano na "Sport Heroes", uma startup do setor esportivo, assim como seus colegas. Isso demonstra sua determinação em concluir tudo o que começar. "Ele está cheio de energia e é bom com isso. Todos os outros alunos do ano o admiravam. Ele sempre foi agradável com eles e com os professores também. Ele é muito amigável", disse Paoli.

Em 2020, quando os Jogos Olímpicos de Tóquio foram adiados, Romain teve que encontrar uma maneira de se manter na linha, apesar da imensa decepção. "Ele não perdeu o entusiasmo. Nós nos unimos para apoiá-lo e mantê-lo motivado para continuar seus estudos." E funcionou. A nota média geral de Romain é de 13,6 em 20!