Skema > Todas os noticias > premio-cicero-skema

Prêmio Cícero: ex-secretário de Estado da França e advogados julgam debate estudantil

Publicado em 27 de fevereiro de 2023

Um retórico indiscutível, Cícero tornou-se uma lenda na arte da expressão latina clássica, cruzando espadas com figuras lendárias no Senado Romano. Mais de 2.000 anos depois, os alunos da SKEMA Business School da associação PourParlers estão seguindo o mesmo caminho ao relançar sua competição de eloquência: "The Cicero Prize".

"Os oradores levantam a voz quando faltam argumentos". Esta famosa máxima sobre a arte da oratória é atribuída a Cícero. Os alunos da associação PourParlers organizam este ano um concurso de eloquência, no qual concorrerão oito candidatos.

Um júri composto por Quentin Hanique, presidente da Fédération Francophone du débat du Nord e aluno da SciencePo Lille, Déborah Diallo, advogada da Ordem dos Advogados de Estrasburgo, e Laurent Pietraszewski, antigo Secretário de Estado das Pensões, julgarão os oradores. A associação Pourparlers está ansiosa por este confronto de argumentos. "Fiquei agradavelmente surpreendido com a qualidade das apresentações dos candidatos nas eliminatórias. Eles mostraram originalidade... tivemos poemas e slams", diz Victor Pass, aluno do L3 PGE, na trilha Consilience.

Nossos desejos são desordenados?

Para a semifinal, os alunos terão que debater sobre o tema "Os nossos desejos são desordenados?" Os quatro candidatos vencedores serão selecionados para a grande final. Desta vez, seu desempenho será julgado por Diane de Saint-Affrique, professora de direito da SKEMA, Hugo Rousselle Nerini, presidente da Fédération francófona de débat e pesquisador da Universidade Panthéon-Assas, e por Christophe Lallier, advogado.