Skema > Todas os noticias > pesquisa-preco-itens-basicos-alunos-skema

Alunos da Graduação da SKEMA fazem pesquisa de preço de itens básicos

Publicado em 27 de outubro de 2021

Pesquisa envolveu diagnóstico e mapeamento da diferença de preços entre produtos de cesta básica, estacionamentos e restaurantes a quilo.

Como parte da disciplina de Microeconomia, ministrada pelo Prof. Mário Marques, os alunos do 2º período da Graduação em Administração realizaram um trabalho de pesquisa de preços para compreenderem o comportamento das empresas e dos consumidores. A turma foi divida em três grupos, cada um responsável por uma pesquisa diferente. A primeira foi a respeito de produtos de cesta básica, a segunda sobre restaurantes de comida à quilo e a terceira sobre estacionamentos, ambas as últimas com estabelecimentos concentrados na região do campus da SKEMA Brasil, na Savassi (BH/MG).

O trabalho irá durar até o final do semestre. O primeiro mês foi destinado à escolha dos estabelecimentos e ao mapeamento dos preços; no mês seguinte o foco será uma nova pesquisa de preços e uma análise inicial da variação. O objetivo é que, ao final, os alunos consigam realizar comparações temporais, além de analisar o comportamento da taxa de inflação. As pesquisas preliminares obtiveram um resultado substantivo.

No trabalho sobre os intens de cesta básica, foram escolhidos 4 supermercados com posicionamentos estratégicos diferentes (segmentação e público alvo) e 20 itens básicos (como milho, arroz, feijão, óleo de soja, etc), deixados de lados produtos de hortifruti, carnes e proteínas. Os produtos foram comparados entre os supermercados, procurando-se as opções mais caras e mais baratas. No caso de itens de marcas distintas, o que mais chamou a atenção foi o molho de tomate, registrando uma taxa expressiva de 1374% de distinção entre os preços. Em relação a produtos da mesma marca, a diferença caiu para 172%, mas ainda significativa. Em ambas as análises, foram escolhidos itens com a mesma quantidade.

O grupo responsável pelos estacionamentos encontrou uma diferença de 23% entre o estacionamento mais caro e o mais barato, considerando o valor mensal. No caso dos restaurantes à quilo, os alunos registraram uma diferença de 265% no gasto total mensal de uma pessoa que comeria todos os dias no restaurante mais caro e no mês seguinte no mais barato.

"É importante entender onde a gente está indo e onde a gente está gastando nosso dinheiro", diz Thiago Fonseca, um dos alunos responsáveis pela pesquisa referente aos produtos de cesta básica. Ao engajar em trabalhos como este, os alunos da Graduação desenvolvem competências analíticas e contribuem para gerar um impacto mais positivo na sociedade e no mercado.

Nos acompanhe em nossas redes sociais e no portal de notícias para acompanhar o desenvolvimento do projeto.