Skema > Todas os noticias > paris 2024 uma oportunidade geoeconomica unica para a franca

Paris 2024: uma oportunidade geoeconômica única para a França

Publicado em 18 de janeiro de 2024

Em 2024, os olhos do mundo estarão voltados para Paris, quando a Cidade Luz sediar os Jogos Olímpicos pela terceira vez. O evento global retorna à sua terra natal, lugar onde Pierre de Coubertin reviveu o espírito olímpico.

As expectativas vão além da nostalgia, dos acontecimentos atuais e lembranças do passado. Cem anos após a VIII Olimpíada, os Jogos de Paris 2024 são mais do que mera emoção esportiva. Carregam grandes desafios econômicos para as mais intervenientes do que apenas para a cidade anfitriã. Uma oportunidade ideal para relembrar a crescente importância geoeconômica do esporte.

Um evento de alto risco para a França, gerando uma infinidade de oportunidades

Paris 2024 é inicialmente, um evento de alto risco para a França, e o alcance das Olimpíadas se estenderá muito além do anel viário de Paris. De Marselha ao Taiti, de La Concorde até Saint-Denis, de Stade de France até o mais distante dos Instituts Français, o espírito olímpico será sentido em todos os lugares. A celebração global gerada pelos grandes eventos esportivos internacionais transcende barreiras internas, sejam elas mentais, sociais ou geográficas. Afeta todos os aspectos e dimensões do país. Seu impacto e a esperança que inspira estendem para além das arenas esportivas. O Esporte é um “fator social total”. Paris 2024 demonstra isso plenamente.

Esporte e geoeconomia, uma dupla inseparável

Jean-Pierre Augustin explicou em 2011 ​que “se o esporte tem influência na sociedade, é porque a economia tem influência no esporte”. O geógrafo francês estava à frente de seu tempo. Esporte e economia são uma dupla inseparável. Desde a década de 1980, e mesmo depois, com o colapso do modelo comunista, o esporte mudou para uma nova dimensão. Hoje, é parte essencial dos processos de globalização e sua evolução. Joseph Nye citou o esporte como um elemento do soft power americano e vetor de sua hegemonia. Os poderes constituídos entenderam isso.

Leia o artigo na íntegra aqui