Skema > Todas os noticias > matthieu ventelon skema 2016 fundador da hedonia

Matthieu Ventelon (SKEMA 2016), fundador da Hedonia

Publicado em 12 de dezembro de 2023

Mathieu fez uma viagem de expatriação após a outra durante seus estudos, inclusive para o Canadá, os EUA, a Coreia do Sul e a China. Após concluir o mestrado na SKEMA Business School, ele decidiu se mudar para Suzhou. Lá, criou a Hedonia, a primeira instituição na China a oferecer cursos de enologia e estilo de vida francês. Ele fala sobre sua carreira acadêmica internacional e sua incrível aventura empreendedora na Ásia.

Você pode nos contar sobre seu histórico acadêmico?

Eu nasci em Tours mas cresci em Toulouse. Depois do ensino médio, entrei em uma escola de negócios em Toulouse. No meu segundo ano de faculdade. Tive a sorte de ir para Montreal por um ano para um intercâmbio acadêmico. Depois, retornei à França e comecei o programa de mestrado em International Business da SKEMA Business School. Depois de um semestre no campus de Lille, eu estava ansioso para descobrir os campi estrangeiros. A dimensão internacional é um dos pontos mais fortes da escola e uma das razões pelas quais a escolhi. [...]

Durante meu segundo ano de mestrado na SKEMA Business School, me especializei em Empreendedorismo & Inovação. Como ainda tinha vontade de explorar a Ásia, fui estudar por seis meses no campus da SKEMA em Suzhou, na China, a 100 quilômetros de Shanghai.

À primeira vista, não fiquei muito impressionado com a cidade. Mas rapidamente fiz grandes amigos e tive a oportunidade de explorar a cidade velha: uma área verdadeiramente encantadora, cheia de canais e ruas estreitas que lhe valeram o apelido de “Veneza do Oriente”. Passei a amar Suzhou! Foi também onde conheci minha esposa.

Qual foi sua trajetória profissional após a SKEMA Business School?

No final do semestre em Suzhou, decidi procurar por oportunidades profissionais localmente. Fiz um estágio na BottlesXO, uma importadora de vinhos especializada em entregas domiciliares. Na época, eu não conhecia o mundo dos vinhos muito bem, mas meu pai é grande amante de vinhos, e por ser da região de Loire, eu fui bastante familiarizado também.

Fui responsável pelo desenvolvimento dos negócios da empresa. Em outras palavras, meu papel era vender vinho para empresas, restaurantes e indivíduos privados. Ao mesmo tempo, fiz um curso na WSET (Wine & Spirit Education Trust), a maior organização de formação em vinhos do mundo. Fiz o Nível 1 em Paris e depois o Nível 2 em Londres. Esta formação de referência me permitiu desenvolver uma especialização inicial em enologia.

Como surgiu a Hedonia?

Quando trabalhei na BottlesXO, tive que organizar workshops de degustação para vender o vinho, durante os quais expliquei a um público chinês como degustá-lo e servi-lo. Um dia, um professor de inglês que trabalhava na escola onde eu administrava workshops me perguntou se eu poderia ensinar o estilo de vida e a etiqueta francesas. Esse pedido me surpreendeu um pouco, mas como eu conhecia bem o assunto por causa da criação de minha mãe, eu decidi ir em frente. Então eu organizei um workshop de 90 minutos explicando como arrumar uma mesa, colocar os talheres, comportar-se, provar o vinho e assim por diante.

Como a cultura e comportamento chineses à mesa são muito diferentes, esse workshop despertou muito interesse, e logo recebi muitos pedidos para organizar outros. Foi aí que percebi que ali estava uma oportunidade a ser aproveitada, e foi assim que surgiu a minha empresa Hedonia em dezembro de 2018.