Skema > Todas os noticias > marca-social-roupas-aluno-skema

Aluno revive têxteis feitos na França com sua marca social

Publicado em 29 de outubro de 2021

Maxence Cloître é estudante de MS® em Gerenciamento de Projetos e Programas e Desenvolvimento de Negócios na SKEMA. Com dois de seus amigos, ele criou sua própria linha de roupas eco-friendly e made in France.

​Aos 24 anos, Maxence Cloître vê o fim de sua jornada na SKEMA se aproximando no horizonte. Este aluno do MS® Project e Program Management & Business Development aparecerá perante o júri do programa em dezembro. Até este momento chave, ele certamente se mantém ocupado e pretende capitalizar suas habilidades em finanças, estratégia e gerenciamento de projetos.

Em 2019, com Arthur Beckerich, outro aluno da SKEMA, e Clémentine Dislaire (SciencePo Rennes), fundou a Albatras, uma marca de roupas ecologicamente correta, ética e socialmente responsável. "Somos sensíveis ao bem-estar animal e à ecologia, então Albatras foi uma boa forma de juntar essas duas coisas", diz Maxence Cloître. Suas roupas são fabricadas inteiramente na França, por uma oficina em Vosges, que branqueia, tece e tinge o algodão orgânico. Em termos de marketing e distribuição, os três alunos estão gerenciando tudo sozinhos!

Parceria com uma associação de bem-estar animal

Não contente em produzir roupas de alta qualidade em seu país, Maxence Cloître e seus colegas decidiram se associar à One Voice, uma associação de direitos dos animais. "No total, 5% do preço de venda de uma camiseta é doado para essa associação", diz a estudante. E acrescenta: "Fizemos quatro t-shirts com quatro animais ameaçados de extinção: o cavalo-marinho, o panda vermelho, o urso polar e a arara-azul-e-amarela (uma ave muito rara.)".

Trabalhando com outros materiais e novos parceiros

Além de trabalhar com uma instituição de caridade, a Albatras deseja minimizar sua pegada ambiental, por isso a jovem empresa pensa em trabalhar com outros materiais têxteis, como linho, cânhamo ou materiais reciclados. "O algodão é bastante intensivo em água e temos a intenção de oferecer um produto amigo do ambiente", afirma a estudante. Albatras está atualmente desenvolvendo uma nova coleção de moletons e se preparando para trabalhar com novos parceiros. Eles planejam trabalhar com uma bordadeira em Lambersart (perto de Lille), uma fabricante de roupas em Roubaix e uma tecelã de Somme, "tudo em um raio de 300 quilômetros", para reduzir ainda mais seu impacto ecológico!