Skema > Todas os noticias > de esgrimista a capita de rugby maelys le moigne fala sobre sua paixao pelo esporte

De esgrimista a capitã de rugby: Maëlys Le Moigne fala sobre sua paixão pelo esporte

Publicado em 26 de janeiro de 2024

Maëlys Le Moigne, de 20 anos, aluna do terceiro ano do programa Master in Management (PGE) no campus Sophia Antipolis da SKEMA Business School, é a capitã do nosso time feminino de rugby. A dedicada esportista é uma fonte constante de incentivo para seus colegas praticarem um esporte coletivo na SKEMA! Nesta entrevista, ela fala sobre sua paixão pelo esporte.

Maëlys, você é a capitã do time de rugby da SKEMA no campus Sophia Antipolis. O que o motivou a ingressar neste esporte?

Foi por acaso! Em 2024, iniciarei meu terceiro ano no time de rugby de Sophia Antipolis. Nada me predestinou para o esporte. Originalmente, sou esgrimista e dançarina. Comecei a jogar no meu primeiro ano no programa ESDHEM, estudando economia em Sophia Antipolis, e continuei até ingressar no programa PGE​, ainda em Sophia Antipolis. Hoje sou membro ativa da associação e, para além da minha função esportiva, sou responsável pelas atividades de patrocínio do clube. Achei o rugby uma excelente forma de integração na escola e de construção de uma rede social e profissional.

O que envolve o papel do capitão em uma equipe de rugby?​
​​
O capitão é um pouco como um treinador dentro da equipe. Envolve muita organização – planejar os deslocamentos para treinar, garantir que temos o equipamento certo etc. Treinamos uma ou duas vezes por semana em um campo que fica a poucos minutos de carro do campus. Estamos satisfeitos com os nossos resultados, pois terminamos em segundo lugar no nosso grupo durante a primeira fase da French Business School Rugby Cup. Temos de manter o ritmo e a motivação!

Sabemos que as mulheres estão um tanto sub-representadas nos esportes coletivos universitários. Qual seria a sua mensagem para incentivar as estudantes do sexo feminino a participar?

Garotas, vão em frente! Os esportes coletivos não são promovidos o suficiente para as estudantes do sexo feminino, isso deve ser reconhecido. Claro que temos excelentes equipes, como no vôlei ou no rugby, e estão começando a formar-se equipes de futebol em outros campi, como em Lille. O esporte abre tantas portas e é muito gratificante. Você deve ousar participar!

Quais são seus planos acadêmicos após o terceiro ano?

Pretendo ir para o campus de Belo Horizonte em setembro e depois tirar um ano sabático com dois estágios de seis meses. Terminarei com um MSc in International Marketing and Business ​Development​ no campus Sophia Antipolis e talvez uma temporada no campus Stellenbosch.

Gostaria de mais informações sobre o esporte feminino na Sophia Antipolis?

Entre em contato com Maëlys: maelys1.lemoigne@skema.edu