Skema > Todas os noticias > da skema ao comitê organizador de paris 2024 a jornada de uma gerente de projetos

Da SKEMA ao comitê organizador de Paris 2024: a jornada de uma gerente de projetos

Publicado em 21 de novembro de 2023

Chloé Forget (SKEMA 2019) é graduanda do Master in Management (PGE) e do MSc em Project and Programme Management and Business Development na SKEMA Business School. Atualmente ocupa a posição de PMO Event Delivery no comitê organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris 2024. Nesta entrevista, ela nos contou sobre sua trajetória acadêmica e vida profissional.

Chloé, você poderia nos contar sobre sua jornada acadêmica na SKEMA Business School?

Entrei na SKEMA depois de completar um curso preparatório em Rouen. Passei o primeiro semestre do meu ano M1 no campus de Raleigh e os segundo semestre no campus de Belo Horizonte. Fui surpreendida pela liberdade oferecida pela SKEMA; como estudantes, temos a oportunidade de moldar nosso próprio futuro.

Após minha experiência acadêmica internacional, decidi fazer uma especialização no ano M2 e ingressei no campus Grand Paris. Escolhi então o MSc in Project and Programme Management and Business Development. Apreciei o excelente suporte que recebi durante meus estudos, a presença de professores altamente qualificados, e a oportunidade de obter todos os certificados profissionais necessários para entrar no mercado de trabalho.

Como sua formação acadêmica e profissional te preparou para destacar em um ambiente de projetos internacionais?

Depois de completar os cinco anos de estudos em Administração, dois dos quais foram no exterior, optei pela especialização em gestão de projetos pelo MSc. Meu objetivo de carreira era me tornar gerente de projetos nas áreas esportiva e artística. Eu já tinha adquirido experiência na gestão de projetos artísticos e turísticos a partir de uma experiência anterior que adorei. Decidi me aprimorar e sair da zona de conforto. Me aventurei no setor industrial como engenheira de projetos na MI-GSO (líder mundial em projetos, programas, portfólio e gestão de mudanças).

Esta posição me permitiu compartilhar minha experiência em gestão de projetos enquanto me beneficiei do aconselhamento de gestores de projetos experientes. Além disso, a natureza internacional do meu projeto me deu a oportunidade de usar minhas habilidades linguísticas em inglês, espanhol e português, e de colaborar com pessoas de diversas origens!

Como você trabalha para o Comitê Olímpico e Paralímpico de Paris 2024, você poderia descrever suas principais responsabilidades e tarefas em termos de coordenação e entrega de locais de competição?

Desde maio de 2022, eu tenho colaborado com o Comitê Olímpico e Paralímpico de Paris 2024, especificamente no departamento de Event Venue Management, que é responsável pela coordenação e entrega de locais de competição para o conjunto de Couronne (locais de competição nos arredores de Paris), que inclui Roland-Garros, Parc des Princes, La Défense Arena e Paris Bercy. Minhas tarefas são bastante variadas.

Primeiro, planejo a entrega dos locais em estreita colaboração com todas as partes interessadas envolvidas. Depois, gerencio diversas ferramentas e conduzo reuniões com diversos colaboradores para garantir uma coordenação tranquila e eficiente das entregas. Também sou responsável por monitorar toda a documentação e contratos entre as várias partes, o que é crucial para o sucesso da entrega dos locais de competição. Por fim, analiso e monitoro os riscos associados com cada local, em colaboração com as partes interessadas.  Neste âmbito, posso dizer que apoio as equipes. Avalio a situação, analiso os riscos e proponho soluções que são finalmente validadas pelo diretor do conjunto.

Veja o perfil do LinkedIn da Chloé

Leia mais sobre o MSc in Project and Programme Management and Business Development.