Skema > Todas os noticias > como a gestao se tornou uma grande forma de arte

Como a gestão se tornou uma “grande forma de arte”?

Publicado em 03 de janeiro de 2024

Mais de 70 alumni e parceiros corporativos participaram da mesa redonda “Gerenciamento no século 21: uma forma de arte importante” realizada na SKEMA Lille em 14 de novembro. Este evento, organizado em conjunto com o Departamento Corporativo, teve como tema o relatório “Regards Croisés” da SKEMA Business Hub, analisando os desafios da gestão num mundo em transição.

Depois da palestra de Fabien Seraidarian, vice-Reitor de Pesquisa e Diretor dos programas Global Executive MBA da SKEMA Business School, nossos quatro palestrantes convidados – Kate Chemière (SKEMA, 1991), Chefe de Projetos Executivos de RH no Groupe Crédit Agricole; Sylvie Fouillouse de Paris (SKEMA, 1988), ex-chefe de RH da GL Events e agora em processo de criação da sua própria empresa; Joannes Soënen​ (SKEMA, 1992), CEO da Jules; e Julien Barrois​, Diretor Geral da Michael Page Lille – puderam compartilhar seus respectivos históricos e experiências no assunto.

Gerenciando em um contexto caótico

Fabien Seraidarian começou apresentando a gestão como uma forma de arte importante neste contexto “caótico". Houve três partes principais em sua apresentação:

• O gestor e o desafio da transformação
  • O surgimento de novas figuras gerenciais
  • ​Rumo ao advento da função gerencial​

Novas formas de gestão

Esta apresentação deu aos nossos convidados alguns motivos para reflexão e alimentou um debate fascinante. Diferentes pontos de vista se cruzam:

• Sylvie Fouillouse de Paris destacou que existe um pré-requisito para a gestão; que para que tudo funcione, é preicos que haja uma visão clara da empresa e a velocidade da empresa deve ser adaptada aos colaboradores.
  • Julien Barrois questionou a noção de Arte. Em sua opinião, os gestores têm se treinado através da imitação durante décadas, e isso já não se enquadra nas expectativas atuais em evolução. Uma nova mentalidade tomou conta dos negócios e da sociedade.
  • Joannes Soënen observou que no setor retalhista têxtil, para traçar um paralelo com a sua própria indústria, esta contradição entre a urgência das pressões comerciais do dia a dia e a preparação para o futuro é perfeitamente aparente. Ele explicou que existem contextos diferentes, públicos diferentes, portanto não existe uma encarnação gerencial única. Ele acrescentou: “Você não pode perseguir constantemente a transformação; você tem que abraçar as pausas para ganhar um novo impulso"
  • ​Kate Chemière falou sobre o papel do gestor, que deve ser inspirado e inspirador, conhecer o propósito de sua missão e energizar sua equipe, ao mesmo tempo que oferece flexibilidade e rituais para maior estabilidade.