Skema > Todas os noticias > climate-collage

Alunos da SKEMA Brasil participam de atividade sobre mudanças climáticas

Publicado em 19 de março de 2021

No dia 18 de Março, 78 alunos da graduação em Administração e do Programme Grande École L3 da SKEMA Brasil participaram do workshop The Climate Collage!

As mudanças climáticas estão em curso e são um assunto urgente. Cada cidadão do mundo precisa ser treinado nas bases científicas do clima a fim de compreender as mudanças vigentes, divulgar as informações, formar opinião, agir rapidamente e buscar aceitar coletivamente as mudanças necessárias que a sociedade presicará enfrentar.

Por isso, no dia 18 de Março, alunos da graduação em Administração e do Programme Grande École L3 da SKEMA Brasil tiveram a oportunidade de criar e desenvolver mais conhecimentos a respeito das mudanças climáticas e sua urgência se juntando à SKEMA no primeiro workshop intercampi The Climate Collage. Todos os três campi franceses e o campus do Brasil estavam envolvido no workshop ao mesmo tempo: 1200 alunos trabalhando em cima das mudanças climáticas. De 9h às 12h, eles se aprofundaram no assunto, jogando o jogo com seus colegas de sala. Por meio do entendimento das causas e consequências das mudanças, eles adquiriram a capacidade de se expressar criativamente para o desenvolvimento de ações e soluções que podem ser tomadas em todos os níveis da sociedade.

Os 78 alunos foram divididos em grupos e guiados pela jornada por facilitadores (professores, colaboradores da SKEMA Brasil e outros alunos). Cada aluno recebeu algumas cartas com imagens que representam os fenômenos climáticos e precisavam colocar todas em ordem de causa e consequência. Todas as cartas são baseadas no relatório do IPCC (Intergovernmental Panel on Climate Change), então tem respaldo científico. Assim, eles montaram uma colagem com vários elementos que contribuem para as transformações no clima, de vários formatos e tamanhos diferentes. Eles também tiveram a chance de fazer um brainstorming de possíveis soluções para esse assunto urgente, especificamente o que o campus da SKEMA Brasil pode fazer para reduzir a emissão de CO2 e reduzir o aquecimento global.

"Vamos nos conscientizar sobre como nosso planeta estão vivendo mutações com novos impactos. Pode ser uma oportunidade para iniciarmos novos comportamentos em nossa vida", diz Geneviève Poulingue, reitora da SKEMA Brasil.

Esse workshop foi oferecido pela SKEMA em parceria com a Associação The Climate Collage. A associação foi criada no final de 2018 com o objetivo de conscientizar e explicar sobre o fenômeno das mudanças climáticas para o maior número de pessoas possível ao redor do mundo.

Quer saber mais sobre os eventos que acontecem na SKEMA Brasil? Mande um e-mail para nossa reitora, Geneviève Poulingue (genevieve.poulingue@skema.edu).