Skema > Todas os noticias > alunos-skema-brasil-limpam-lagoa-pampulha

Alunos da SKEMA Brasil limpam a Lagoa da Pampulha

Publicado em 06 de abril de 2022

Alunos da SKEMA Business School em parceria com o Project Rescue Ocean Brasil promovem a 6ª edição do Clean Up Day, mutirão de limpeza em Belo Horizonte.

A HOPE, associação estudantil humanitária da SKEMA Business School, promoveu, no dia 31 de março, o Clean Up Day, na orla da Lagoa da Pampulha, em Belo Horizonte. A iniciativa é uma parceria com o Project Rescue Ocean Brasil e está na sua 6ª edição. Durante todo o dia, estudantes e ativistas fizeram um mutirão de limpeza para recolher o lixo espalhado em volta da lagoa.

O Clean Up Day, que acontece em Belo Horizonte desde 2019, é a continuação de uma iniciativa que ocorreu pela primeira vez em março de 2018, na França. Naquele ano, estudantes da HOPE organizaram a limpeza da praia La Gravette, em Antibes. A iniciativa particular se soma ao trabalho de trabalhadores a serviço da prefeitura, que retiram todos os dias cerca de 5 mil quilos de detritos de dentro do espelho d'água.

Em sua última edição, feita em 18 de setembro do ano passado, nove sacos de lixo foram retirados do cartão-postal da capital mineira. Apesar de ser símbolo cultural e histórico da cidade, a Lagoa da Pampulha convive por vezes com o lixo e o lançamento de esgoto. As duas organizações já fizeram juntas duas despoluições e uma dia de sensibilização para crianças carentes. Nesta edição, foram retirados aproximadamente 7 sacos com resíduos descartados inadequadamente.

A ação despertou o interesse de uma moradora de Belo Horizonte que passava pelo local. Acadêmica de Arquitetura e Urbanismo, tem experiência com projetos urbanos de sustentabilidade e reconheceu a importância de iniciativas com essa para o desenvolvimento social e sustentável da cidade.

Para Marine Jeannon, Embaixadora do Projeto Rescue Ocean Brasil, a missão da ação é tentar evoluir mentalidades: "A questão do lixo é séria. A maneira como tratamos o ambiente público e aquilo que não nos serve mais é uma reflexão importante para toda a sociedade", alerta a aluna. Para Cannelle Drai, responsável por esta edição, "A causa defendida pela associação é importante e pretendo fazer o meu melhor para unir os alunos em torno do mesmo objetivo. Quero uni-los e motivá-los a ir mais longe".

A HOPE, sigla em inglês para Organização Humanitária para a Promoção da Igualdade, foi fundada em 2016 e foi eleita a melhor sociedade estudantil humanitária e social da França em 2018. A sociedade está envolvida em tarefas locais e internacionais com o objetivo de promover valores como respeito, humildade e solidariedade entre empresas, associações e organizações. Ela está presente nos campi da SKEMA em Lille, Sophia Antipolis, Paris, Belo Horizonte e Suzhou, o que lhe confere um amplo campo de ação potencial. A cada semestre, um aluno membro da HOPE torna-se representante do Projeto Rescue Ocean em Brasil: ele supervisiona dois eventos (despoluição ou conscientização).

Project Rescue Ocean é uma sociedade estudantil ambiental e foi fundada na França por Benoit Schumann. O seu objetivo é sensibilizar o público em geral, e os jovens em particular, sobre o estado do litoral. Também realiza campanhas para preservar praias, mares, rios e oceanos.

Acompanhe as redes sociais da SKEMA para ficar por dentro de tudo o que as associações estudantis fazem.