Skema > Todas os noticias > alunos-direito-empresarial-skema

Estudantes de direito empresarial se enfrentam em tribunal simulado

Publicado em 16 de fevereiro de 2023

Todos os anos, os alunos da dupla titulação em direito empresarial participam de um tribunal simulado na frente de seus colegas. O júri é composto por Isabelle Bufflier, responsável pelo mestrado, e profissionais do mundo jurídico, como Grégory Bourdrez, advogado e professor.

No dia 18 de janeiro, cerca de vinte alunos da dupla titulação em gestão e direito empresarial participaram de um tribunal simulado sobre questões reais, como o assédio moral. "Esta competição nos permite construir uma declaração coerente, que pode ser usada para defender uma causa. É um excelente exercício para desenvolver um discurso fluente, persuasivo e coeso", diz Arnaud Latrasse, aluno do Master in Management da SKEMA.

Prática

Este exercício permite que os alunos trabalhem em seu argumento e apresentação de uma declaração. Isso lhes dá a oportunidade de falar diante de um anfiteatro cheio e apresentar argumentos para defender um caso. Esses argumentos simulados ajudam os participantes e aspirantes a profissionais jurídicos a obter experiência prática e aprimorar suas habilidades. "Essa é uma soft skill muito valorizada em escritórios de advocacia", explica Isabelle Bufflier, professora-pesquisadora e chefe da dupla titulação.

Estudantes que desejam seguir a carreira de advogado após a SKEMA se sentem completamente em casa, como Gwennaëlle Caër, que almeja uma carreira em direito empresarial criminal ou direito de novas tecnologias. "Este concurso de simulação de tribunal é um bom exercício de preparação para a oratória que um futuro advogado teria de fazer. No meu caso, tive de defender uma enfermeira acusada de burlar uma sociedade de seguros mútuos, enquanto o Arnaud era o responsável por representar os interesses da companhia de seguros mútuos. Através desta competição, podemos experimentar coisas durante a nossa defesa. O ambiente é muito compassivo, comenta.

O programa de Direito Empresarial

O curso de dupla titulação (DDA) em direito empresarial do programa Master in Management (PGE) da SKEMA é resultado de uma parceria com a Université du Littoral Côte d'Opale (ULCO). Este curso de graduação de dois anos em direito comercial treina "gerentes jurídicos" com diplomas em administração pelo programa PGE e em direito pela universidade ULCO. Este programa altamente exigente ocorre no campus Lille da SKEMA e é generalista e especializado. Os alunos são treinados em direito empresarial internacional e europeu, bem como nas novas economias (economia digital e colaborativa).

Um programa para alavancar a carreira

Para aqueles que não fazem o exame da ordem, a dupla competência em gestão e direito também funciona como um verdadeiro "impulsionador de carreira" em todas as áreas da gestão: auditoria e controle, profissões regulamentadas, recursos humanos, banco de investimento, tributação e direito societário , a nível local e internacional. "Muitos alunos do programa de mestrado DDA passaram a trabalhar para grandes escritórios de advocacia, como Gide, August & Debouzy e Deloitte. Eles também ingressaram no departamento jurídico e em outros departamentos de grandes empresas, como a L'Oréal", concluiu Isabelle Bufflier .