Skema > Todas os noticias > voluntariado-sem-fronteiras-entrevista-oceane-soupey

Voluntariado sem fronteiras – Entrevista com Océane Soupey

Publicado em 07 de julho de 2021

Responsável pela HOPE no campus da SKEMA de Belo Horizonte fala sobre sua experiência com o voluntariado.

Um dos valores da SKEMA é o protagonismo dos alunos. Os estimulamos a assumirem responsabilidades e irem atrás de seus projetos, sempre orientado-os. Proporcionamos um ambiente em que suas habilidades possam ser desenvolvidas para que se tornem líderes e profissionais conscientes e responsáveis. Além disso, os encorajamos a se preocuparem com seu impacto gerado no mundo, pois acreditamos na mudança.

Uma das formas de viabilizar esse protagonismo é a partir de nossas associações estudantis, como a HOPE (Humanitarian Organization Promoting Equity). Fundada em 2016, é a maior associação da SKEMA Business School e foi eleita como a melhor associação social e humanitária de estudantes da França em 2018. A associação se envolve em missões locais e internacionais para promover valores como respeito, humildade e solidariedade a nível local, nacional e internacional com negócios, associações e organizações. Sua presença em nos campi da SKEMA (Lille, Sophai Antipolis, Paris, Raleigh, Belo Horizonte e Suzhou) possibilita um campo de ação considerável.

Confira abaixo a entrevista com Océane Soupey, a aluna responsável pelos projetos da HOPE no campus da SKEMA em Belo Horizonte, durante o primeiro semestre de 2021, na qual ela comenta sobre sua participação na associação:

• Na sua experiência, qual a importância de fazer parte de uma associação estudantil como a HOPE?

Fazer parte de uma associação como a HOPE é muito importante para mim porque, em pequena escala, posso participar da resolução de problemas ambientais e sociais. A HOPE é uma comunidade que compartilha valores fortes, buscando conscientizar sobre tópicos que me interessam muito.

• Quais são os impactos que o voluntariado tem em nossa sociedade?

Acredito que se voluntariar é uma das chaves para conectar comunidades, permite que as pessoas se unam para "fazer do mundo um lugar melhor".

• Qual a contribuição da HOPE para o desenvolvimento de suas habilidades de gestão e liderança?

Estar na HOPE me possibilitou a participação em várias ações de arrecadação de fundos, a organização de eventos, gestão do trabalho em equipe, tive que motivar os voluntários, então definitivamente contribuiu para o desenvolvimento das minhas habilidades como gestora e líder.

• Você se vê envolvida em ESG (Environment, Social and Governance)? Você acredita que atualmente o ESG é uma realidade dentro das empresas?

Eu me vejo sim envolvida com ESG. Estou determinada à aplicar todo o meu conhecimento adquirido ao longo dos meus estudos sobre o assunto na empresa para a qual eu for trabalhar. Infelizmente, o ESG não é uma realidade dentro das empresas e eu não estou interessada em trabalhar para uma que não esteja envolvida no assunto.

Quer saber mais sobre as associações estudantis na SKEMA Brasil? Mande um e-mail para a responsável pelo Student Life, Gabriela Sampaio (gabriela.sampaio@skema.edu)