Skema > Todas os noticias > uai-lab-evento-skema-brasil

SKEMA Business School sedia evento promovido pelo Laboratório de Inovação do TJMG

Publicado em 02 de fevereiro de 2023

O Café com Inovação discutiu maneiras de fomentar a melhoria dos processos e serviços no judiciário, educando os participantes para que eles sejam capazes de reconhecer a importância da inovação no serviço público.

A SKEMA Business School sediou, no dia 30 de janeiro, o Café com Inovação, evento promovido pela Unidade Avançada de Inovação em Laboratório (UAILab) do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). O encontro teve finalidade educativa e discutiu, em sua primeira etapa, como a integração e a cocriação podem ser fundamentais na transformação do serviço e das instituições públicas. No evento, estiveram presentes o Desembargador José Arthur de Carvalho Filho, presidente do TJMG, desembargadores, juízes e diversas autoridades do setor jurídico, público ao qual o evento foi destinado.

A cooperação entre o UAILab, do TJMG, e o Laboratório de Inovação da Justiça Federal de Minas Gerais (IluMinas), liderou a criação da Rede Mineira de Laboratórios de Inovação, que reúne núcleos de inovação de diversas instituições públicas do estado.

Todas estas iniciativas trabalham em parceria com o LAB.mg, laboratório de inovação do Governo de Minas, que tem como objetivo fortalecer o ecossistema de inovação no Estado e impulsionar ainda mais a criatividade e a experimentação nas organizações públicas e privadas que fazem parte do projeto.

Para Caio Souza Lara, professor da Faculdade SKEMA Business School, iniciativas como a do UAILab são importantes porque trazem a inovação para ambientes tido como essencialmente tradicionais, como o jurídico. "O Café com Inovação é um evento muito importante. É preciso promover tais discussões para que os profissionais possam refletir sobre a importância da inovação no ambiente jurídico e, consequentemente, na sociedade em geral. O mundo vem mudando rapidamente e o direito precisa estar totalmente atualizado. Diariamente. Por isso, na SKEMA, desenvolvemos grupos de estudo, organizamos o Congresso Internacional de Direito e Inteligência Artificial no Brasil e fomentamos a elaboração de artigos e iniciativas que ajudem a democratizar essa pauta em diversos grupos brasileiros."