Skema > Todas os noticias > thinkforward-analise-redes-sociais

Thinkforward: Devemos confiar nas análises das redes sociais?

Publicado em 25 de agosto de 2022

O recente relatório EYES (Emerging Youth Early Signs) 2021, publicado pela SKEMA Publika, usou informações do Twitter para descobrir sentimentos compartilhados entre jovens de diferentes países. Por exemplo, eles destacaram fortes sentimentos negativos em relação às redes sociais no Brazil, China e EUA.

Uma preocupação imediata é se essa análise baseada no Twitter captura de fato o conceito (o que) que o pesquisador procura avaliar e a população (quem) que ele deseja cobrir. Em outras palavras, estamos certos de que os resultados encontrados estão realmente associados a confiança que os jovens tem nas redes sociais?

Uma maneira direta de resolver esse enigma é comparar a análise baseada no Twitter com uma pesquisa representativa tradicional como a conduzida recentemente pela UNICEF (o Projeto Changing Childhood). De fato, é no Brasil e nos EUA que os jovens têm o menor nível de confiança nas redes sociais.

O excerto acima foi tirado do artigo escrito pelo Prof. Rodolphe Desbordes e publicado no site do ThinkForward. Leia o artigo (em inglés) na íntegra.