Skema > Todas os noticias > taxa-aprendizagem-skema

Taxa de aprendizagem: investir no talento de amanhã e em iniciativas responsáveis

Publicado em 29 de maio de 2023

Confira como a taxa de aprendizagem é utilizada pela SKEMA Business School.

​O imposto de aprendizagem desempenha um papel crucial no desenvolvimento e crescimento da SKEMA Business School. Como uma associação sem fins lucrativos sob a Lei Francesa de 1901, a SKEMA é uma participante que deseja promover uma nova forma de ensino e, assim, permitir que jovens talentos respondam de forma mais eficaz às questões econômicas, sociais e ambientais. Em suas interações diárias com as empresas e parceiros da SKEMA em geral, os funcionários repassarão informações sobre a cobrança desse imposto.

Pagar a taxa de aprendizagem para a SKEMA é um investimento estratégico para empresas que desejam promover o surgimento de talentos competentes e comprometidos na sociedade. Essas contribuições ajudam a fortalecer a excelência acadêmica e educacional da escola, ao mesmo tempo em que apoiam iniciativas de impacto positivo e promovem a igualdade de oportunidades. Dentro da SKEMA, várias ações abrangentes são realizadas a esse respeito:

Financiar atividades de impacto positivo

Os impostos pagos pelas empresas permitem que a SKEMA apoie projetos focados no desenvolvimento sustentável e na responsabilidade social. Essas iniciativas incluem subsídios sociais, em parceria com a SKEMA Giving, que trabalha para promover a igualdade de oportunidades e o compromisso social.

Incentivando o ensino inovador

A taxa de aprendizagem também apoia o desenvolvimento de métodos de ensino inovadores, como o uso de inteligência coletiva e plataformas de realidade aumentada ou virtual. Essas novas abordagens permitem integrar disciplinas transdisciplinares e complementares (por exemplo, inteligência artificial) na gestão, ajudando o desenvolvimento de um ensino superior híbrido e inovador que acompanha as mudanças na sociedade.

Apoiar a iniciativa KARE

KARE é um esquema concebido para fornecer apoio psicológico aos alunos e melhorar o seu bem-estar. Também serve como apoio para alunos com deficiência, que podem solicitar assistência e providências específicas. O pagamento da taxa de aprendizagem ajuda a financiar e perpetuar esta iniciativa essencial.

Estabelecendo uma avaliação de carbono e um plano de economia de energia

Por último, mas não menos importante, o imposto de aprendizagem permite que a SKEMA realize uma avaliação de carbono do Escopo 3 e implemente um plano de economia de energia. Em última análise, o objetivo é reduzir o consumo de energia em 10% a partir de 2023, demonstrando o compromisso da SKEMA Business School com a sustentabilidade e a transição energética.

Cobrança da taxa de aprendizagem: alterações em 2023

Em 2023, o procedimento de cobrança do imposto de aprendizagem está mudando. A URSSAF (a agência francesa de arrecadação do bem-estar social) agora coletará o saldo do imposto de aprendizagem das empresas contribuintes. Os fundos arrecadados são então pagos à Caisse des Dépôts, que os redistribui aos estabelecimentos elegíveis de acordo com as decisões dos empregadores, por meio de uma plataforma de atribuição desmaterializada (SOLTéA).

A partir de agora, as empresas devem enviar às escolas um compromisso de alocação informando-as da decisão de alocar os recursos. Essa mudança visa simplificar o processo e garantir uma melhor distribuição dos recursos arrecadados.

Datas importantes:

Atribuição do saldo da taxa de aprendizagem aos estabelecimentos beneficiários através da nova plataforma Caisse des Dépôts SOLTéA de 25 de maio a 6 de julho de 2023.

Mais informações: taxe@skema.edu ​