Skema > Todas os noticias > skema-talks-poesia-responsabilidade-social

SKEMA Talks: Poesia e Responsabilidade Social com Aragão e Yone Fonseca

Publicado em 24 de novembro de 2021

Alunos da Graduação em Administração recebem escritor e bióloga para falar sobre o rompimento da barragem do Fundão.

Dia 18 de Novembro, os alunos da Graduação em Administração com ênfase em Gestão em Negócios Globais da SKEMA Brasil receberam Aragão e Yone Fonseca para tratarem sobre a maior tragédia ambiental brasileira, o rompimento da barragem do Fundão, em Bento Rodrigues. Aragão é escritor, autor do livro "Rio Doce Rio – Elegia a Um Rio Morto", e traduziu em versos o ocorrido. Durante o encontro, mediado pelo Prof. Mário Marques, ele tratou sobre sua poesia e a forma como ela trata a responsabilidade socioambiental.

"O poema é sobre vidas alteradas ou destruídas ao longo do rio e sua bacia; sobre o custo socioambiental do desastre, sobre responsabilidades nunca assumidas, sobre a impunidade que se arrasta, e sobre a importância da preservação da memória dos fatos, para que não se repitam", afirma Aragão. "É um livro sobre o luto, mas também de luta, de resistência."

A bióloga e consultora Yone Fonseca também estava presente, falando sobre as consequências ecológicas do rompimento da barragem. Unindo o mercado, a arte e o conhecimento, o debate entre os dois convidados foi rico e deu abertura para os alunos da graduação participarem.

Aragão nasceu às margens do Rio Doce, em Governador Valadares. É jornalista, escritor e dramaturgo, com formação em artes visuais pela UFMG. Tem mais de 30 livros publicados, de literatura infantil e juvenil, poesia, teatro e ficção. Foi finalista do Prêmio Jabuti de 2015 e recebeu cinco prêmios da União Brasileira de Escritores por obras de literatura infantil e juvenil.

Yone Fonseca é bióloga e consultora, com mais de 25 anos de experiência em Gestão de Projetos Ambientais em grandes empresas nacionais e multinacionais, como a Contour Global, MRS Environmental Studies, Copasa, Engevix, dentre outras.