Skema > Todas os noticias > skema-talks-empresas-proativas-leonardo-araujo

SKEMA Talks: Empresas Proativas 4.0 com Leonardo Araújo

Publicado em 24 de junho de 2021

Alunos da Graduação em Administração recebem professor e escritor para falar sobre marketing, inovação e digitalização.

Nesta edição do SKEMA Talks, Leonardo Araújo, conselheiro de Administração e Professor Associado à Fundação Dom Cabral, conta aos alunos da Graduação em Administração da SKEMA Brasil como colocar em prática estratégias inovadoras e fazer um marketing ativo, atual e com grandes resultados no mercado.

Prof. Leonardo explicou a diferença entre as empresas reativas e as proativas, destacando a importância de se pensar no futuro e de se antecipar, para gastar menos tempo conquistando o mercado e deixando-o mais adequado. Por meio de casos reais, ele enfatizou a necessidade de ser proativo para ser disruptivo. Além disso, a liderança das empresas precisam estar aptas a identificar os talentos presentes em seu time e desenvolvê-los, para conseguirem alcançar a inovação adequada, atuando com flexibilidade de modo a conseguir lidar com os riscos e incertezas.

De acordo com a Prof. Karen Haas Dornas, "Para viver no mundo 4.0 devemos abraçar a mudança. Recebemos Leonardo Araujo com a Palestra " Empresas Proativas 4.0" em que convidamos nossos alunos a relacionar a incerteza do mercado com a Inovação, com a necessidade de antecipação das empresas e skills necessários para os gestores. Mais do que insights, a palestra foi um convite ao desafio de um mercado em velocidade exponencial que precisa cada vez mais que os gestores possam se antecipar, prosperar  e criar a mudança proativamente."

A SKEMA presenteou todos os alunos com o livro de co-autoria do Prof. Leonardo, "Empresas Proativas 4.0 – Estratégias para vencer na Era Digital", no qual ele se baseou para direcionar sua exposição. Já envolvidos com o material, os alunos puderam participar do debate de maneira mais profunda, com perguntas estratégicas sobre cultura de inovação e sobre como estimular o comportamento proativo nas empresas.

Leonardo Araújo é conselheiro de Administração e Professor Associado à FDC – Fundação Dom Cabral. Economista e Mestre em Administração pela PUCMINAS. Formação complementar na Kellogg School of Management, Harvard Business School e IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa. Experiência executiva nas áreas de marketing/vendas estratégia e inovação. Founder e Marketing Head da Plataforma PRORADAR – Market Signals Hub. Coautor de três livros na área de proatividade & inovação:

• Empresas Proativas, Editora Campus, um dos ganhadores do Prêmio Jabuti 2012. A ediçao em inglês, Proactive Companies, Editora Palgrave Mcmillan, foi indicada ao prêmio internacional Marketing Book of The Year 2012.
  • Estratégias Proativas de Negócio, Editora Campus, 2014
  • Empresas Proativas 4.0: Estratégias para Vencer na Era Digital, Editora Alta Books, 2019

Quer saber mais sobre os SKEMA Talks na SKEMA Brasil? Mande um e-mail para a diretora acadêmica da Graduação em Administração, Prof. Karen Haas Dornas (karen.haasdornas@skema.edu).