Skema > Todas os noticias > skema-sorbonne-parceria

SKEMA e Universidade Sorbonne: uma parceria para promover a geopolítica

Publicado em 25 de julho de 2022

Na SKEMA Business School, os cursos de geopolítica dão aos seus alunos de Mestrado em Gestão (PGE) a oportunidade de decifrar grandes questões do mundo contemporâneo. A importância que a SKEMA dá à geopolítica é ilustrada hoje por uma iniciativa de parceria sem precedentes com a Universidade Sorbonne.

Esta é a primeira vez no ensino de geopolítica: a SKEMA e a Universidade Sorbonne tornaram-se parceiras. As duas instituições firmaram uma parceria acadêmica de excelência associando o programa Master 2 "Geopolítica - Informação Geográfica Digital" do departamento de Geografia da Sorbonne e o programa de Mestrado em Gestão da SKEMA. Esta parceria permitirá que os alunos da SKEMA obtenham um diploma duplo: Mestrado em Gestão da SKEMA e Mestrado "Geoint" 2 da Sorbonne University.

A partir de agora, as duas instituições estão colaborando em uma série de ações:

• O recrutamento conjunto de alunos em ambas as escolas: o Mestrado 2 em Geopolítica da Universidade de Sorbonne e os cursos de Mestrado 2 da SKEMA. A primeira coorte poderá ingressar nesses cursos a partir do início do ano letivo de 2022.
  • O potencial compartilhamento de cursos de geopolítica e ciências da gestão entre a SKEMA e a Universidade de Sorbonne.
  • O envolvimento de professores da Sorbonne ou Master 2 Geoint na trilha de geopolítica, que será aberta em janeiro de 2023, dentro do programa de Mestrado em Gestão da SKEMA.
  • Intercâmbios de habilidades (ensino, pesquisa, palestras) no campo da inteligência econômica
  • Organização conjunta de eventos geopolíticos (seminários, colóquios, jornadas de estudo, etc.).
  • A potencial oferta de espaço nos campi de ambos os parceiros.

A Sorbonne University e a SKEMA selecionarão os candidatos com base na avaliação de suas inscrições por um júri independente composto por gerentes de programa e membros das equipes de ensino. Os critérios de seleção levarão em consideração a consistência dos cursos seguidos pelos candidatos, a tese de pesquisa proposta ou, conforme o caso, o projeto de estágio ou estágio, incluindo uma carta de compromisso do futuro empregador.

"O mundo e a compreensão do mundo através da geopolítica"

"O mundo e a compreensão do mundo através da geopolítica estão no centro das atividades de ensino da SKEMA e temos o prazer de compartilhá-los com a Sorbonne University, que é referência nesse campo", explica Patrice Houdayer, vice-presidente responsável por Programas, Vida Internacional e Estudantil, e Frédéric Munier, Professor de Geopolítica e Diretor Executivo da nova Escola de Geopolítica da SKEMA.

O Master 2 Geopolítica-Informação Geográfica Digital (Geoint) da Sorbonne University treina futuros analistas no campo de imagens espaciais, fusão de dados geolocalizados e análise geopolítica. Tem como objetivo proporcionar aos alunos um método de análise dos problemas do mundo contemporâneo.