Skema > Todas os noticias > skema-publica-think-thank-independente

SKEMA lança SKEMA Publika, um think tank independente

Publicado em 03 de março de 2022

A SKEMA Business School criou a SKEMA Publika, um think tank independente, para contribuir com o debate público e fornecer insights aos formuladores de políticas nacionais e internacionais.

O think tank SKEMA Publika estabeleceu a missão de identificar os sinais precursores de profundas mudanças na sociedade, analisando-os e formulando recomendações para as "consequências" em áreas-chave de políticas públicas. Proporciona aos decisores públicos uma visão de futuro que lhes permite antecipar os desafios futuros e orientar as suas ações em prol do desenvolvimento de uma sociedade centrada no humanismo, na responsabilidade e na ética.

"A criação do think tank é um passo importante que ancora sua dimensão institucional e alcance global. O objetivo da SKEMA Publika é influenciar o debate público em todo o mundo onde a escola está presente, contando com a experiência de sua pesquisa", explica Alice Guilhon, reitora e presidente executiva da SKEMA.

Produção de um processo de pensamento internacional

A SKEMA Publika visa facilitar o pensamento internacional acessível e longe de códigos formatados. Utiliza uma abordagem multidisciplinar e híbrida de processamento de informações, combinando inteligência humana e digital.

Presidido por Alice Guilhon, o think tank é dirigido por Claude Revel, uma ex-funcionária pública sênior (ela foi a Delegada Interministerial de Inteligência Econômica e Conselheira Sênior do Tribunal de Contas). "Existem mais de 20.000 think tanks no mundo, mas a SKEMA Publika deseja se diferenciar por sua visão upstream, multicultural e resolutamente operacional. Identifica e analisa sinais de alerta com uma abordagem mista de inteligência humana e digital. Como o atributo característico da escola, a SKEMA Publika é glocal", explica Claude Revel, Diretora de Desenvolvimento da SKEMA Publika.

Uma rede de colaboradores de qualidade

O think tank tem um comitê estratégico de personalidades internacionais de alto nível, independentes de qualquer filiação política: Dr. Alexander Böhmer, chefe da Divisão do Sudeste Asiático da OCDE; Dr. Elmar Hellendoorn, Pesquisador do Atlantic Council e Conselheiro Estratégico; Dr. Antonio Serrano Acitores, CEO da Spacetechies, advogado e doutor em direito e Olivier Urrutia, ex-diretor geral do Observatório Europeu de Think Tank.

Cinco coleções temáticas

Com a experiência de seus pesquisadores e os insights que reúne sobre as novas gerações por meio de sua comunidade estudantil, a SKEMA Publika produz notas, tribunas e relatórios repletos de propostas para melhorar as políticas públicas na França e no mundo.

O think tank acaba de publicar o relatório EYES (Emergy Youth Early Signs), que analisa e traça recomendações da expressão de milhares de jovens de várias nacionalidades sobre temas priorizados pelos próprios jovens: mídia e imprensa, redes sociais, novas tecnologias , segurança e mundo do trabalho. Uma nota específica é produzida sobre este último tema.

Faz parte da coleção EMERGY (early warning signal), uma das cinco coleções temáticas da SKEMA Publika que também incluem:

• FER (finanças, ética, regulamentação)
  • INCERTITUDES (áreas de análise de risco raramente exploradas)
  • INTERFACES & INFLUÊNCIAS (confrontos e interações)
  • PAÍS DE FOCO
SKEMA Publika