Skema > Todas os noticias > skema-parceria-idfrights

SKEMA Business School assina parceria com IDFrights

Publicado em 28 de outubro de 2021

A SKEMA fechou parceria com o IDFrights - Institute for Digital Fundamental Rights. Como resultado desta união, os alunos poderão contribuir para o site do instituto e novos conteúdos serão adicionados ao nosso programa duplo de Mestrado em Gestão e Direito Empresarial.

​Em 14 de outubro, Alice Guilhon, Reitora e Presidente Executiva da SKEMA Business School, assinou uma parceria com o IDFrights, o Instituto de Direitos Fundamentais Digitais, fundado e dirigido por Jean-Marie Cavada, ex-CEO da Radio France e membro do Parlamento Europeu por trás do GDPR (Regulamento Geral de Proteção de Dados). Essa nova aliança foi iniciada por Isabelle Bufflier, diretora do programa de diploma duplo da SKEMA em direito empresarial. "Ocorreu-me que IDFrights poderia ser um parceiro valioso para o programa de mestrado, mas também de forma mais geral para a escola, uma vez que a soberania digital e o uso de dados pessoais são questões estratégicas", explicou Isabelle Bufflier.

Um tópico crucial para nativos digitais

A soberania digital e a proteção de dados pessoais online são dois tópicos essenciais para os alunos do curso de gestão e direito empresarial. A nova parceria com IDFrights, portanto, parece particularmente pertinente e benéfica. "O novo plano de estudos do programa de mestrado inclui uma unidade de legislação de novas tecnologias. Muitos de nossos alunos demonstraram interesse no assunto e estão optando por escrever suas teses sobre temas candentes de nosso tempo, como direito de dados pessoais ou a ligação entre inteligência artificial e a lei ", acrescentou o diretor do programa.

Contribuições dos alunos no site IDFrights

Os alunos do Mestrado 1 em Direito Empresarial que estão seguindo a trilha "Consilience", dirigida pelos professores Frederic Munier e Rodolphe Desbordes, ajudarão a escrever uma crítica semanal para a imprensa no site do instituto. "Este acordo com o grupo SKEMA é uma oportunidade promissora: vai permitir que o direito das questões digitais penetre no universo das escolas de negócios. Além disso, traz à tona o trabalho e a reflexão dos alunos", afirma Jean-Marie Cavada.

"Questionando o impacto do uso de dados em grande escala"

"Esta parceria com o IDFrights dá aos nossos alunos uma oportunidade excepcional de enriquecer seu pensamento, trabalhando em temas ligados aos acontecimentos atuais do mundo digital e seus players, ao mesmo tempo em que questiona o impacto do uso de dados em grande escala", analisa Alice Guilhon, Reitora e Presidente Executiva da SKEMA.