Skema > Todas os noticias > skema-malongo-inovacao-local-visao-global

SKEMA e Malongo: contribuindo para a inovação local com visão global

Publicado em 03 de fevereiro de 2022

Alice Guilhon, Presidente Executiva e Reitora da SKEMA Business School, e Jean-Pierre Blanc, Diretor Geral da Malongo, assinaram um acordo no campus Sophia Antipolis da SKEMA em 21 de janeiro, selando uma parceria entre as duas entidades. Principais contribuintes para a inovação na região Provence-Alpes Côte d'Azur, tanto a SKEMA quanto a Malongo compartilham inúmeras semelhanças, começando com sua perspectiva internacional.

Estabelecido em Carros em 1934, a apenas 35 quilômetros do campus Sophia Antipolis da SKEMA, a Malongo foi fundada nas mesmas terras provençais que a SKEMA. Por instigação de seus respectivos líderes, ambas as instituições estão se expandindo no exterior.

Um posicionamento "glocal"

A SKEMA agora tem campi em cinco continentes. Em 2021, a escola comemorou o décimo aniversário de seu campus americano em Raleigh, Carolina do Norte. Um ano antes, celebrou o décimo aniversário de seu campus em Suzhou, na China. Enquanto propositadamente busca seu desenvolvimento glocal, a escola não deu as costas às suas raízes francesas: em 2021, foi a vez do campus Grand Paris em Suresnes abrir suas portas para milhares de alunos.

Paralelamente, a Malongo continua a ser pioneira no comércio justo e na agricultura biológica e partilha com a SKEMA uma forte estratégia de abertura ao mundo. Hoje, essa torrefadora com certificação EPV – selo francês que denota uma empresa com excelente expertise artesanal e industrial – trabalha com pequenos cafeicultores do Laos, México e Congo. Por meio desses diferentes projetos em torno do selo Fairtrade/Max Havelaar, a empresa apoia cooperativas e comunidades locais, valendo-se dos valores que sustentam a marca: qualidade, ética e inovação.

Dois contribuintes para a inovação

Pioneira na hibridização pedagógica de seus programas, a SKEMA treina estudantes em todo o mundo em gestão, finanças e marketing. Cada programa agora inclui lições sobre inteligência artificial e as novas práticas dela resultantes. A Malongo partilha este espírito de inovação. Da mesma forma, a empresa está perseguindo esse objetivo ambicioso na França: impulsionada pela visão de Jean-Pierre Blanc, seu diretor administrativo, a Malongo desenvolveu e produziu sua nova máquina de café expresso "EOH" na França.