Skema > Todas os noticias > roundtable-international-finance

Painel de discussão sobre Finanças Internacionais

Publicado em 26 de março de 2021

Alunos do Programme Grande École (M1) atualmente na SKEMA Brazil participam de mesa redonda com BDMG – Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais como parte de suas disciplinas de International Finance e Corporate Social Responsibility.

No dia 25 de Março, todos os alunos do Programme Grande École (M1) cursando um semestre na SKEMA Brazil se juntaram à Profª. Mônica Carvalho, Diretora acadêmica do MSc CFM, e ao Prof. Rafael da Matta, professor associado de Finanças na SKEMA Business School e co-diretor do Programa Ph.D em Business Administration, em uma mesa redonda, como parte da disciplina de International Finance. O tópico de discussão foi "Impacto Social e Resultados Financeiros pelas lentes dos Agentes Financeiros: um panorama internacional" e o objetivo foi promover aos alunos a oportunidade de aprender como o impacto social e financeiro são considerados e medidos pelas instituições financeiras como o BDMG, um agente de financiamento econômico e de desenvolvimento.

Vinicio Stort, Diretor Executivo de Risco (CRO, Estratégia e Operações no Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais – BDMG) foi o orador principal, convidado do evento. Ele falou sobre sua experiência em instituições financeiras internacionais (o Banco Interamericano de Desenvolvimento e o Novo Banco de Desenvolvimento), descrevendo a lógica do financiamento do desenvolvimento e a importância de combinar práticas sociais e econômicas para cumprir essas missões das organizações. Além disso, ele compartilhou técnicas modernas de medição de impacto social, uma questão muito presente em suas atividades. A Prof. Mônica e o Prof. Rafael preparam perguntas explorando diferentes perspectivas, conectando a experiência prática compartilhada pelo convidado e os tópicos desenvolvidos nas duas disciplinas que todos os alunos do M1 estão cursando atualmente: International Finance e CSR.

Segundo a Profª. Mônica Carvalho: "Compreender e implementar uma conduta socialmente responsável é atualmente uma questão fundamental para as organizações. Mais importante, conciliar a necessidade de proporcionar retorno adequado aos investidores, ao mesmo tempo que atua com responsabilidade em seu ecossistema, é crucial para a sustentabilidade de longo prazo de todas as organizações. Acreditamos que nossos alunos, que em breve serão cidadãos corporativos globais, devem refletir sobre esses tópicos e estar totalmente à vontade para considerar, discutir e tomar decisões que sejam não apenas razoáveis em termos de negócios, mas também promotoras de uma verdadeira consciência global ".

Quer saber mais sobre os projetos e eventos que ocorrem na SKEMA Brasil? Mande um e-mail para a Reitora do campus, Geneviève Poulingue (genevieve.poulingue@skema.edu) ou para a Diretora Acadêmica do CFM, Prof. Mônica Carvalho (monica.carvalho-ext@skema.edu)