Skema > Todas os noticias > retrospectiva-skema-publika

SKEMA Publika: uma retrospectiva dos primeiros três meses

Publicado em 28 de julho de 2022

Análises, artigos, eventos e muito mais aconteceu desde que o think thank da SKEMA foi lançado.

Lançado em formato digital no final de fevereiro deste ano, depois na conferência de imprensa da SKEMA Business School em março, o think tank independente SKEMA Publika visa "produzir um pensamento internacional acessível longe de convenções formatadas, para alimentar o debate público e esclarecer melhor nacional e internacionalmente políticos". Aqui está uma retrospectiva dos primeiros três meses do SKEMA Publika.

Novas publicações

• Análises de spin-off do relatório EYES publicado no site da SKEMA PUBLIKA

Desde fevereiro, o think tank SKEMA PUBLIKA lançou várias publicações. Depois de produzir o documento de política EYES, aprofundou-se nos resultados para França, Brasil e Estados Unidos ao analisar as preocupações políticas dos jovens desses países, bem como suas atitudes em relação ao trabalho. Essas publicações são acompanhadas por vídeos da série "Youth Speak Out", na qual três alunos da SKEMA, Emeric Charrel, Katherine Hickson e Anant Upadhyay, respondem a várias perguntas relacionadas ao relatório.

• Artigos sobre questões atuais, escritos por professores da SKEMA

Em abril de 2022, a SKEMA PUBLIKA publicou um documento de política intitulado "Inteligência Artificial: Um Assunto Político. As Principais Potências Mundiais e o Lugar da França Entre Elas", que fornece recomendações com base nas conclusões do estudo realizado pelos professores Ludovic Dibiaggio, Mohamed Keita e Lionel Nesta. Esta pesquisa foi apresentada a vários parlamentares franceses e a alguns atores do setor privado.

Em abril, Frederic Munier, professor de geopolítica, e Laurent Ferrara, professor de economia internacional, compartilharam sua análise do conflito ucraniano em dois artigos de opinião, oferecendo uma nova perspectiva sobre essa guerra. Uma entrevista sobre o mesmo tema está disponível no site da SKEMA PUBLIKA.

Esses insights sobre a guerra na Ucrânia foram transmitidos por certos meios de comunicação franceses, com o artigo de Frederic Munier aparecendo na revista Marianne. Como parte de nossa série Ucrânia, Frederic Munier publicou um segundo artigo, intitulado "Poderia a guerra na Ucrânia sair do controle?", compartilhando um novo desenvolvimento na evolução do conflito.

O mês de junho também foi marcado pela publicação de uma nota intitulada "Como o poder público pode usar o big data para servir ao interesse geral?", de Rodolphe Desbordes.

Alguns eventos

• Lançamento do think tank no campus de Belo Horizonte em 11 de maio de 2022

Como parte de um evento de lançamento interno, a equipe do think tank apresentou a SKEMA PUBLIKA, juntamente com a nota sobre o Brasil derivada do relatório EYES, a um grupo de estudantes e professores brasileiros do campus de Belo Horizonte.

• "International Youth at Work", uma conferência com a UNIDO realizada em Bruxelas em 20 de maio de 2022

Organizada conjuntamente pela Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO) e SKEMA PUBLIKA, e com base em nossa nota Youth at Work, uma conferência foi realizada em 20 de maio de 2022, tanto na UNIDO em Bruxelas quanto online. Entre os participantes estavam Patrick Gilabert, chefe do escritório da ONUDI em Bruxelas, juntamente com alguns representantes seniores da Comissão e da Associação da Confederação Europeia de Diretores. Na mesa redonda estavam também Claude Revel e Sarah Vallee, representando o think tank, e Thomas Ruspil, estudante da SKEMA e ex-presidente da associação PourParlers.

Encontre todas as publicações, vídeos e podcasts no site, inscreva-se na newsletter para se manter informado e siga a SKEMA Publika no LinkedIn e Twitter.