Skema > Todas os noticias > relacao-religiao-desenvolvimento-economico

A inesperada relação entre religião e desenvolvimento econômico

Publicado em 13 de maio de 2021

SKEMA pesquisa porque os laços entre religião e desenvolvimento econômico são uma questçao delicada.

Ao adotar uma abordagem de consiliência, podemos esfriar o debate, demonstrando a complexidade dos vínculos e os efeitos às vezes inesperados da religião na esfera socioeconômica.

Existe uma forte correlação negativa entre o PIB por habitante e a importância da religião. Em outras palavras, nos países ricos, as pessoas dão menos importância à religião. Uma interpretação ingênua desses dados concluiria que a religião impede o desenvolvimento econômico. Mas a pesquisa econométrica mais aprofundada é mais caridosa. Sugere apenas que não existe um vínculo forte entre o crescimento econômico e a crença religiosa.

No entanto, antes de tirarmos quaisquer conclusões precipitadas, precisamos lembrar que o que vemos em qualquer momento é uma visão estática de fenômenos dinâmicos, cujas razões podem estar distantes e diferente de como imaginávamos.

Este é um execerto do artigo publicado no site de pesquisa da SKEMA, ThinkForward. Confira o texto na íntegra (em inglês).