Por Marcos Lima e Roberto Abramovich (Professores SKEMA)
A inovação é fácil de falar, mas difícil de fazer!
Ensinar a inovação é divertido, mas é difícil transmitir os desafios da gestão da inovação sem mergulhar totalmente os estudantes em um ambiente prático. Portanto, quando o COVID-19 prendeu todos atrás de uma tela, precisávamos agir rapidamente para repensar o curso de Inovação em nosso programa de Marketing Internacional & Desenvolvimento de Negócios. O curso IMBD da SKEMA é famoso por sua experiência ativa de aprendizagem. Em nosso curso de inovação os alunos aprendem novas ferramentas e métodos que exigem iteração e feedback constantes, bem como pensamento criativo e estratégico.
Não é um trabalho fácil, pois as regras de engajamento são diferentes quando presenciadas ou remotas, ou pior quando os alunos estão em sua própria jornada assíncrona. Embora a nova geração seja digital nativa, eles igualmente lutam para trabalhar juntos em ambientes virtuais.
O que nós fizemos ?Passamos a experiência da sala de aula e fizemos o seguinte:
- Fizemos um progresso semanal ligado a um conteúdo assíncrono de alta qualidade: (eles observam, praticam e refinam suas ideias).
- Projetamos sessões semanais de 90 minutos centradas na prática e no feedback com verificação de conhecimento.
- Adotamos uma plataforma de inovação profissional (Exago) utilizada pelos líderes da indústria, permitindo que os projetos fossem compartilhados e comentados por todos os estudantes participantes.
- Incorporamos um sistema de recompensa gamificada. Os estudantes foram recompensados pelo comportamento ativo, colaborativo e construtivo.
- Finalmente, contratamos profissionais experientes que nos ajudaram a definir os desafios da inovação. Eles nos ajudaram a avaliar as ideias durante as sessões de pitch e compartilharam feedbacks para cada projeto diretamente na plataforma.
Após 12 semanas deste exercício, os resultados em termos de engajamento e qualidade dos estudantes superaram nossas melhores expectativas! Cobrimos mais de 13 etapas diferentes, desde a segmentação do mercado até a criação de protótipos de inovação e o pitching. O engajamento foi intensificado dentro da plataforma Exago dedicada e 58 grupos de estudantes compartilharam total visibilidade sobre as interações dentro e entre os projetos. Graças ao painel de controle, tínhamos dados em tempo real sobre cada interação do projeto.
O que aprendemos com os números?
De 270 indivíduos, 96% participaram ativamente do exercício. Em média, cada pessoa interagiu 33 vezes por meio de votos de avaliação ou comentários qualitativos. Coletivamente, os projetos se beneficiaram de mais de 3.300 avaliações e mais de 5.000 comentários. Nossos alunos avaliaram em média 3,6 vezes mais e comentaram 34 vezes mais do que um exemplo melhor da classe fornecido pela Exago.
O que significam estes números?
Seria impossível trocar tanto presencialmente. As barreiras de tempo e espaço impediriam tantas interações entre tantas pessoas. Esta experiência nos mostra o incrível potencial de combinar ferramentas assíncronas e síncronas para melhorar o aprendizado entre pares. Isto não substitui, de forma alguma, as interações face a face. Entretanto, as plataformas de TI colaborativas podem nos dar o melhor dos dois mundos.
Como conclusão,
Os instrutores não possuem a verdade!
A revisão pelos pares pode ser poderosa quando usada corretamente! Nossa experiência mostra que isto pode ser alcançado através de um ambiente gamificado, totalmente transparente, respeitoso e construtivo.
- O aprendizado à distância muda as regras de engajamento, assim como nossos métodos e ferramentas de apoio.
- O feedback constante de facilitadores e pares é a chave para apoiar as viagens de aprendizagem à distância.
- A autonomia dentro de limites claros é essencial para a colaboração entre pares.
Especialização SKEMA – Marketing Internacional & Desenvolvimento de NegóciosA SKEMA está com as inscrições abertas para os cursos de especialização com início em setembro de 2021.
A especialização da SKEMA Business School é uma pós-graduação acreditada pela Conférence des Grandes Écoles – CGE e pelo Ministério de Educação do Brasil; é mundialmente reconhecida, oferecida totalmente em inglês, proporcionando conhecimento especializado em um ambiente multicultural e diverso nas salas de aula.
Nossos cursos de especialização nas áreas de Finanças, Marketing, Gestão e negócios & Estratégia conectam conhecimento e prática, e destinam-se a estudantes e profissionais com formação mínima de quatro anos (carga horária mínima de 3 mil horas na graduação) que desejam desenvolver novas habilidades e competências em áreas específicas da gestão e atuar em um contexto global de mercado. A SKEMA aborda o ensino e a aprendizagem de forma variada, trazendo um leque de possibilidades para os alunos, em função da estrutura dos programas e da qualidade do corpo docente.
Para saber mais sobre o Marketing Internacional & Desenvolvimento de Negócios acesse,
clique aqui!