Skema > Todas os noticias > programa-treinamento-paridade-genero

Novo programa de treinamento para acelerar a paridade de gênero em capital privado

Publicado em 06 de julho de 2021

A France Invest, uma associação do mercado de capital privado, e a SKEMA Business School reconhecem que a paridade de gênero e a posição das mulheres são temas importantes em no capital privado. Consequentemente, eles trabalharam juntos para criar sessões de treinamento específicas para apoiar o compromisso da France Invest em atrair mais mulheres para o setor e quebrar o teto de vidro.

A carta de paridade de gênero publicada pela France Invest in 2020 agora tem 274 signatários que representam três quartos dos membros da associação. Eles se comprometeram a atingir um ambicioso conjunto de metas até 2030:

• 40% mulheres em equipes de investimento em empresas de gestão de ativos,
  • Pelo menos 30% de mulheres dentro dos ExComs de empresas com mais de 500 funcionários nas quais as empresas de gestão de ativos investem.

A France Invest procurou a SKEMA Business School para ajudar seus membros e as empresas nas quais têm participações a atingir essas metas.

SKEMA é conhecida por seus programas nas áreas de formação inicial e contínua. Está empenhada em trabalhar pela igualdade, inclusão e diversidade no local de trabalho. Sua Cadeira para Mulheres nos Negócios usa uma série de estratégias para promover a igualdade sexual, tendo como alvo alunos e parceiros.

Como parte disso, a escola, que também publica anualmente o resultado do seu Observatório SKEMA sobre a Feminização de Empresas, criou para a France Invest três percursos formativos e uma série de masterclasses e workshops sobre os temas da paridade de gênero e da performance. Essas rotas começarão em junho de 2021:

Rota 1: Mulheres a bordo. Este caminho é para mulheres que têm um papel dentro de uma estrutura de governança ou aspiram a fazê-lo. Concentra-se nas competências pessoais: superar o preconceito de gênero e desenvolver uma consciência de legitimidade, melhorando as habilidades de influência, assertividade, interagindo com impacto nos órgãos de governança, fortalecendo uma marca pessoal, etc., e complementa os "Diretores: como implementar a governança que cria valor ", que se concentra em habilidades mais complexas. Os métodos de ensino centram-se em jogos de papéis, inteligência coletiva e aprendizagem entre pares. Para redesenhar o mapa e aumentar a confiança das mulheres, o caminho é baseado na aprendizagem experiencial. Inclui também uma masterclass sobre paridade de gênero ministrada pelo professor Michel Ferrary, que dirige o Observatório SKEMA sobre Feminização de Empresas.

Rota 2: Assertividade e liderança para mulheres. Este percurso é para mulheres que buscam desenvolver sua assertividade e liderança com foco em suas habilidades pessoais: entender o preconceito de gênero para superá-lo, desenvolver uma consciência de legitimidade, comunicar-se de forma assertiva e administrar situações difíceis, melhorar suas habilidades de influência e se comportar como líder. Os métodos de ensino centram-se em jogos de papéis, inteligência coletiva e aprendizagem entre pares. Novamente, este percurso é baseado na aprendizagem experiencial e inclui uma masterclass durante a qual o professor Ferrary explorará o tema da paridade de gênero através da performance.

Rota 3: Mulheres e homens, trabalhando juntos para redesenhar o mapa. Esta oficina de construção de equipes tem como objetivo reunir mulheres e homens em busca da paridade de gênero, para que eles percebam o quanto ainda precisa ser feito em todos os níveis (individual e coletivo). Incluirá uma masterclass e aprendizagem experiencial na forma de dramatizações. A sessão tem como objetivo construir coesão e impulsionar a mudança.

"Para redesenhar o mapa e dar às mulheres mais confiança, precisamos trabalhar duro para desconstruir os estereótipos de gênero que os indivíduos, tanto homens quanto mulheres, têm em relação ao lugar das mulheres no mundo do capital privado. Mais mulheres na indústria e progressão para mais equipes mistas e paridade de gênero irão, sem dúvida, ajudar a trazer mudanças positivas para as práticas profissionais, bem como garantir que o setor não restrinja seu rol de talentos ", disse Stéphanie Chasserio, professora de administração e co-titular da Cadeira Mulheres noas Negócios na SKEMA Business School.

"Estamos determinados para que as mulheres tenham absolutamente o seu lugar em funções de gestão de investimentos e negócios, e deixamos isso muito claro. Não se trata apenas de igualdade de gênero no local de trabalho, mas também de desempenho: vários estudos mostraram que equipes mistas geram mais valor. Nosso objetivo é simples: fornecer aos membros as ferramentas que eles precisam em sua jornada rumo à paridade de gênero. Nossa parceria com a SKEMA Business School para aumentar a conscientização e fornecer treinamento para nossa comunidade é um passo importante nisso ", disse Dominique Gaillard, presidente da France Invest.

Saiba mais (em francês).