Skema > Todas os noticias > nightline-skema

Nightline e SKEMA Kare: sistemas de suporte para alunos SKEMA

Publicado em 05 de junho de 2023

Youssef Rais, presidente da filial de Lille da associação Nightline, dá entrevista com detalhes sobre a iniciativa.

Youssef Rais, aluno do programa de mestrado em administração (PGE), é o presidente da filial de Lille da associação Nightline, parceira da SKEMA Business School e da associação de estudantes Open Mind SKEMA. A sua missão é melhorar a saúde mental dos jovens, atuando tanto a nível individual como coletivo através de plataformas de escuta.

Youssef, você pode nos dizer o que é Nightline?

A Nightline é uma associação criada em 2016 com o objetivo de melhorar a saúde mental dos alunos. Para isso, trabalhamos com parceiros acadêmicos como SKEMA e CROUS, e também com a rede de associações estudantis, como é o caso da SKEMA onde trabalhamos com a associação Open Mind especializada na área de saúde mental. Organizamos regularmente dias de conscientização nos campi das cidades onde estamos baseados. Hoje, a Nightline está presente em seis cidades: Paris, Angers, Nantes, Toulouse, Lyon, Saclay e Lille, desde 2020. O que queremos é proporcionar um ouvido atento e compassivo aos alunos.

Como você ajuda os alunos?

Partimos do princípio de que um aluno com dificuldade achará mais fácil conversar com um de seus colegas. É por isso que no Nightline, temos linhas de apoio abertas sete dias por semana, das 21:00 às 02:30. Do outro lado da linha, estão os alunos treinados pelos experientes ouvintes do Nightline.

Cada cidade tem sua própria linha telefônica e plataforma de chat. O treinamento dos ouvintes é baseado em vários princípios importantes. A primeira é obviamente o anonimato, nem o chamador nem o voluntário trocam suas identidades durante a ligação. O segundo ponto é a confidencialidade. Não divulgamos externamente o que pode ser dito durante a troca. O terceiro ponto: não há julgamento. Nós nos esforçamos para julgar nem positiva nem negativamente as situações que encontramos. Finalmente, o último ponto é a não diretividade. Na verdade, não damos conselhos, não somos profissionais de saúde. Obviamente, redirecionamos os chamadores para o nosso site ou para os serviços de emergência competentes, se a situação assim o exigir.

Como os ouvintes do Nightline são apoiados pela associação?

Os alunos encarregados de conversar com os chamadores têm reuniões com psicólogos da Nightline. A presença de voluntários nessas consultas é obrigatória e permite que os ouvintes conversem sobre atendimentos marcantes com profissionais de saúde. Esses encontros são essenciais, pois permitem que os alunos sejam apoiados psicologicamente em sua abordagem de escuta. O orçamento da Nightline é de 2 milhões de euros, sendo que a associação é financiada através de parcerias com instituições acadêmicas, como a SKEMA.

O sistema SKEMA Kare

SKEMA Kare é uma iniciativa de apoio da SKEMA Business School. Os referentes da SKEMA Kare conectam os alunos com interlocutores e serviços competentes para lidar com questões cotidianas: isolamento, depressão, saúde, discriminação, assédio e deficiência. A SKEMA Kare também está disponível por meio de uma plataforma dedicada, onde cada aluno pode encontrar rapidamente os contatos para cada problema.

Contato para referências SKEMA Kare:

Na França:

Internacionalmente: