Skema > Todas os noticias > msc-sustainable-finance-fintech

SKEMA lança novo programa em finanças sustentáveis e fintechs

Publicado em 06 de abril de 2021

A SKEMA fez parceria com as sete maiores instituições e organizações para seu novo MSc in Sustainable Finance and Fintech para se comprometer a ajudar instituições financeiras à medida que elas avançam em direção a mais transparência e rastreabilidade, destacando as melhores práticas em finanças sustentáveis e usando as fintechs para aproveitar as inovações revolucionárias. O programa, que iniciará em setembro de 2021, trará uma nova abordagem para as finanças.

Sete organizações trabalharão junto com a SKEMA para entregar este novo programa de Master of Science, focado em compreender a nova visão das finanças criada pelas mudanças ecológicas e digitais: Société Française d'Analystes Financiers (SFAF – a Sociedade Francesa de Analistas Financeiros), Banque publique d'investissement (BPI França – o Banco de Investimento Estatal francês), Finance Innovation, Observatoire de la Responsabilité Sociétale des Enteprises (ORSE – Observatório de Responsabilidade Social Corporativa), Paris Europlace, La Financière de l'Echiquier (uma empresa de gestão de ativos) e TagPay (uma startup). O componente de economia verde da Comissão Econômica das Nações Unidas para a África (ECA) em breve adicionará seu nome à lista de parceiros.

Um programa pioneiro para incluir a certificação ESG Europeia e um estudo aprofundado de empreas fintech

A partir de setembro de 2021, graças a este programa pioneiro, os alunos do Grand Paris Campus da SKEMA estudarão os novos critérios ambientais, sociais e de governança (ESG) usados para analisar o desempenho não financeiro das empresas. O ensino será apoiado por oportunidades de obter certificações europeias, como CESGA (Certified ESG Analyst), entregue pela SFAF com a contribuição da EFFAS (European Federation of Financial Analysts Association). A SKEMA está procurando ativamente outras certificações CSR / ESG com outros parceiros.

Para aumentar a transparência e a rastreabilidade, serão utilizadas ferramentas digitais para apoiar o ensino em finanças sustentáveis (ferramentas de gestão de dados, algoritmos, ferramentas de medição para indicadores não financeiros, IA, etc.).

A seção sobre fintechs do programa também dará ênfase significativa às inovações revolucionárias facilitadas pelo uso de novas tecnologias de blockchain em finanças, em particular considerando o trabalho de pesquisa de Armin Schwienbacher. Professor de finanças empresariais e fintech, Armin é autor de vários trabalhos importantes sobre empresas fintech. Em 2018, ele recebeu o Prêmio de Melhor Pesquisa de Empreendedorismo por seu artigo intitulado "Como os bancos interagem com startups de fintech" publicado na revista Small Business Economics.

As Fintechs já foram associadas a aplicativos de sustentabilidade e outros casos. Inovações financeiras como crowdfunding, robôs-assessores e blockchain trazem uma gama cada vez maior de oportunidades de investimento verde para o público em geral e tornam o sistema financeiro mais acessível e eficiente. Por exemplo, o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEP 2016) identificou 24 soluções fintech para o desenvolvimento sustentável a serem implementadas em vários níveis.

O programa de MSc Sustainable Finance & Fintech da SKEMA será liderado por Dhafer Saïdane, professor de finanças, em colaboração com o comitê de desenvolvimento do programa composto por sete instituições financeiras importantes. Dhafer Saïdane também supervisiona o Observatório Internacional de Finanças Sustentáveis e o Troféu de Finanças Sustentáveis SAB anual da SKEMA (sabtrophy.com).

Patrice Houdayer, diretor de programas, relações internacionais e vida estudantil da SKEMA, está muito satisfeito em ver este novo programa lançado. "A SKEMA fez das finanças sustentáveis e da responsabilidade social corporativa o foco principal de sua missão educacional e plano estratégico da SKY25. Ao trabalhar com essas sete instituições financeiras proeminentes, queremos tornar nossos alunos totalmente conscientes das mudanças em andamento nas finanças. Estamos contando com eles, como profissionais de finanças de amanhã, para levar essas mudanças e torná-las uma realidade nas empresas no futuro ", disse ele.