Skema > Todas os noticias > michel-ferrary-pesquisa-genero

Estudo revela lista de empresas que priorizam a paridade de gênero

Publicado em 02 de março de 2023

Confira o resultado do estudo de Michel Ferrary, professor-pesquisador da SKEMA.

De acordo com o último estudo do Observatório SKEMA sobre a Feminização das Empresas, as mulheres ainda estão significativamente sub-representadas na governança das maiores empresas francesas. No estudo de 2023, intitulado "Diversidade e Inclusão no CAC40", Michel Ferrary, professor-pesquisador responsável pelo Observatório SKEMA sobre a Feminização das Empresas, destaca que a paridade de gênero ainda está longe de ser alcançada nos cargos de liderança corporativa do CAC40, apenas dias antes do Dia Internacional da Mulher.

Esta é uma realidade: dos 80 cargos de presidente e/ou CEO nas empresas CAC40, ainda não há mulheres presidentes ou CEOs, mas apenas duas mulheres presidentes do conselho de administração e uma mulher chief executive officer, o que representa apenas 3,75% dessas posições. Por outro lado, a paridade é mais próxima para os cargos de diretoria, com 254 mulheres dos 562 cargos de diretoria das empresas CAC40, ou 45,20% (+0,93% em relação a 2021).

A Lei de Rixain está começando a funcionar, mas...

O estudo também destaca que a lei de Rixain, que prevê que 30% dos cargos de liderança sejam ocupados por mulheres até 2027, começa a surtir efeito. Em 2022, 12 empresas atingiram esse percentual, um aumento de 50% em relação a 2021. No entanto, Ferrary disse que esse aumento se deve apenas ao acréscimo de cadeiras ao redor da mesa de gestão e não à substituição de homens por mulheres.

Exemplos a seguir

O estudo também identifica empresas do CAC40 que atuam como "más alunas" da paridade, sendo que quatro empresas não possuem mulheres em seus comitês executivos (ArcelorMittal, Bouygues, EssilorLuxottica e Stellantis). Também distingue quatro categorias de empresas (macho, amazônica, feminina e masculina) e concede o Orange Prize à Air Liquide, que utiliza seu pool de executivas para recrutar mulheres para seu comitê executivo, e o Lemon Prize à EssilorLuxottica, pela ausência de mulheres em seu comitê executivo.

Implicações para a Responsabilidade Social Corporativa

O estudo questiona a crescente polarização sexual das grandes corporações e se isso pode levar à guetização. No entanto, conclui que a feminização das comissões executivas e da gestão tem efeitos positivos na rentabilidade operacional, responsabilidade ambiental e responsabilidade social corporativa. "A responsabilidade ambiental das 10 empresas com a comex mais feminizada (comitê executivo) é 41,68% maior do que a das 10 com a comex menos feminizada (13,19 contra 9,31)", escreve Michel Ferrary em seu relatório.

Leia o estudo de 2023 do professor Michel Ferrary.