Skema > Todas os noticias > laurent-ferrara-pesquisa-atividade-economica-franca

Laurent Ferrara analisa queda surpreendente da atividade econômica francesa em artigo

Publicado em 20 de maio de 2022

Em um artigo intitulado “The Surprising Drop in French Economic Activity”, publicado no site de análise econômica Econbrowser, Laurent Ferrara, Professor de Economia Internacional da SKEMA, examina o declínio da atividade econômica observado na França no primeiro trimestre de 2022.

Em sua análise, o economista discute o crescimento nulo do PIB da França, um número que ele considera impressionante, e que segue o crescimento econômico dinâmico de 2021. "A economia francesa estava de fato se recuperando rapidamente em 2021", escreve Laurent Ferrara.

De acordo com o artigo, este valor deve-se à diminuição do consumo das famílias face ao trimestre anterior. "A contribuição negativa do consumo para o crescimento do PIB é de -0,6 pontos percentuais. ", diz Laurent Ferrara, com base em dados do INSEE, o Instituto Nacional Francês de Estatística e Estudos Econômicos.

Quais são algumas explicações possíveis para isso?

O professor de economia internacional desenvolve então várias explicações possíveis para a queda do consumo das famílias. O primeiro é o forte aumento do preço das commodities, principalmente petróleo e gás, levando a um aumento dos preços ao consumidor como efeito dominó.

"Uma forte demanda global associada a restrições de oferta gerou inicialmente um forte aumento da inflação a partir da saída da recessão da Covid. Além disso, a invasão da Ucrânia pela Rússia a partir de 24 de fevereiro de 2022 adicionou outra camada de pressões ascendentes sobre os preços ao consumidor, fazendo com que a inflação na França fosse de 4,8% em abril de 2022 ", afirma o artigo.

"Uma normalização no comportamento de consumo das famílias"

Para Laurent Ferrara, outro fator que contribui para o fenômeno é "uma normalização no comportamento de consumo das famílias após meses de gastos sustentados", especialmente nos setores de restauração, hotelaria e transportes. No restante do artigo, o economista também analisa a incerteza do consumidor, provocada pela guerra na Ucrânia, por um lado, mas também pela situação política na França resultante das recentes eleições presidenciais e das próximas eleições legislativas.

Leia a análise completa (em inglês) de Laurent Ferrara no Econbrowser.