Skema > Todas os noticias > joias-luxo-desafio-desenvolvimento-sustentavel

Joias e luxo enfrentando os desafios do desenvolvimento sustentável

Publicado em 19 de agosto de 2021

Ivan Coste-Manière, professor da SKEMA, está por trás da publicação “Luxo e joalheria sustentáveis”. Este é o segundo volume de um livro publicado em 2019 que trata dos vínculos agora claros entre o desenvolvimento sustentável, a economia do luxo e a joalheria.

​Ivan Coste-Manière é o professor do Global Nano Sustainable Luxury Management e Diretor Acadêmico do MSc Luxury & Fashion Management. Em 2021, ele co-escreveu uma publicação intitulada "Luxo Sustentável e Joalheria" com Miguel Angel Gardetti, Diretor do Centro de Estudos do Luxo Sustentável e do Centro Têxtil Sustentável da Argentina. Esta publicação científica é o segundo volume de uma série que começou em 2019 com o livro "Sustentabilidade: está redefinindo a noção de luxo?"

"Sustentabilidade é o futuro do luxo"

Nesta série, os autores analisam a profunda transformação do setor de luxo sob diversos ângulos em um cenário de desenvolvimento sustentável e suas consequências para todo um ramo da economia. Em "Luxo e joalheria sustentáveis", os dois professores analisam como a sustentabilidade tem impacto nas mudanças de processos na indústria do luxo. "É claro que a sustentabilidade é o futuro do luxo. É a única porta de entrada para a rentabilidade e para mover processos para mecanismos menos poluentes. É um círculo virtuoso", explica Ivan Coste-Manière.

Com uma combinação inteligente de pesquisa e inovação, o luxo "ecologicamente correto" está criando esperança para toda a economia e claramente continua sendo a principal preocupação dos clientes. "O consumidor sente que qualquer produto ou processo industrial deve ser sustentável e benéfico para a economia, o planeta e as pessoas", acrescenta o professor.

Os alunos colocam a caneta no papel

Para completar a publicação, os dois professores convocaram alunos da SKEMA. Segundo Ivan Coste-Manière, suas contribuições trazem ao livro um verdadeiro valor agregado. "Co-escrevemos este livro com cerca de vinte alunos. Foi um esforço de equipe com todos revisando o trabalho uns dos outros. 15 nacionalidades estiveram envolvidas em tudo. Entre outros, temos alunos russos, filipinos e indianos. É muito intergeracional!" acrescenta.