Skema > Todas os noticias > infinidade-oportunidades-trilha-consiliencia-skema

Uma infinidade de oportunidades na trilha Consilience

Publicado em 16 de março de 2022

Lançada em 2021 com o apoio dos professores de geopolítica e economia Rodolphe Desbordes e Frederic Munier, a trilha Consilience acaba de completar um ano. Projetada para fornecer aos futuros gerentes as ferramentas para examinar as principais questões modernas através do prisma da geopolítica, economia e filosofia, a trilha oferece aos alunos a oportunidade de escrever sobre uma infinidade de assuntos e aprimorar suas habilidades de escrita.

Qual é a conexão entre o cinema chinês e o cabeleireiro? Consciência, claro! A trilha Consilience é parte integrante do continuum ThinkForward.

Ele permite que os alunos do programa de Mestrado em Gestão (PGE) analisem as principais questões da sociedade, por escrito, através da hibridização de conhecimento e com seus professores disponíveis para compartilhar seus conhecimentos. "A trilha Consilience permite que os alunos compreendam as principais questões sociais, ambientais e geopolíticas, vinculando diferentes áreas de conhecimento e abordagens", disse Frederic Munier, professor de geopolítica da SKEMA e titular da "agrégation" francesa em história. Até a data, mais de uma centena de alunos L3 (primeiro ano PGE) escolheram esta trilha, alguns deles provenientes de cursos preparatórios literários.

Escrita: um pilar da consiliência

"Ser autor", um dos três pilares da Consilience (juntamente com uma pedagogia inovadora e uma hibridização de saberes), exige que os alunos pratiquem e produzam a escrita de forma regular. "Pode ser escrever um artigo sobre o livro Enlightenment Now, de Steven Pinker, ou sobre uma questão social para publicação no site ThinkForward, ou mesmo um ensaio sobre uma palestra que os alunos assistiram no Collège de France", acrescentou Frederic Munier.

Desde o início do ano letivo, os alunos do programa de Mestrado em Gestão (PGE) que escolheram a vertente Consilience tiveram acesso a 10.000 palestras online gratuitas do Collège de France.

Mentoria, o elemento central

Os alunos da trilha aprendem a nutrir a mente assistindo ou participando de palestras, lendo e conhecendo pessoas diferentes por meio do apoio de seus professores sempre disponíveis, conforme o modelo de ensino da Oxbridge.

Oportunidades para estudantes de direito

Estudantes L3 interessados em soberania digital e planejando uma carreira em direito empresarial têm a oportunidade de realizar uma revisão semanal de imprensa para publicação no site iDFRights (Institute for Digital Fundamental Rights – um parceiro da SKEMA desde outubro de 2021). Em conjunto com Frederic Munier e Isabelle Bufflier, que dirige a dupla licenciatura em Gestão e Direito Empresarial, os alunos integram um conselho editorial que se reúne semanalmente para decidir quais os temas relevantes a apresentar na revisão.