II Congresso Internacional Direito e Inteligência Artificial – SKEMA Business School

Publicado em 31 de maio de 2021

Com 6 painéis e 5 países envolvidos, Congresso alcança marca de 1000 visualizações em três dias.

Entre os dias 26 e 28 de Maio de 2021, aconteceu o II Congresso Internacional de Direito e Inteligência Artificial da SKEMA Business School. O evento juntou, dentre os mais de 350 inscritos, graduandos, professores e profissionais do direito de 21 estados brasileiros e 5 países para discutirem a respeito da tecnologia (mais especificamente a IA) aplicada às áreas do direito. Os 06 painéis contaram com a presença de palestrantes e mediadores brasileiros, franceses, belgas, peruanos e argentinos. As discussões de alto nível contribuíram para a construção de conhecimento proposta pelo evento da SKEMA, ampliando o acesso aos debates que têm sido feitos na área.

Além das palestras, o evento organizou grupos de trabalhos em que pesquisadores do direito tiveram a oportunidade de apresentarem suas pesquisas e receberem feedback de professores, para aprimorarem seu trabalho. Foram mais de 250 trabalhos e mais de 300 pesquisadores, engajados em temas como adminsitração pública, meio ambiente e tecnologia; formas de solução de conflitos e direito preventivo, direito penal e cibercrimes; e responsabilidade civil e tecnologia.

"A SKEMA tem uma iniciativa muito singular de dar a oportunidade de experienciar o mundo global, a digitalização e a inovação. Estamos em uma mudança permanente para desenvolver o que chamamos de comprehensive school, para promover a transversalidade e não podemos fugir disso. Hoje, o Direito também está envolvido nisso. Tivemos participantes por três dias que falaram de Direito e ética, filosofia, tecnologia, muitos conhecimentos de diferentes domínios. Nenhuma escola de administração e negócios que pode conduzir um projeto de alto nível sem falar de outros domínios da ciência", contribuiu a Reitora do Campus, Geneviève Poulingue. A SKEMA tem trabalhado para compartilhar essa transversalidade com a comunidade geral, de modo a colaborar para o desenvolvimento da sociedade.

Assista a todos os paineis:

II CIDIA SKEMA

Quer saber mais sobre os projetos de Direito da SKEMA Brasil? Mande um e-mail para o coordenador, Prof. Edgar Jacobs (edgar.jacobs@sjema.edu).