Skema > Todas os noticias > entrevista-clube-aluno-skema

"Uma rede ativa de sociedades e clubes estudantis": a experiência de um aluno

Publicado em 15 de dezembro de 2022

Aluno do Mestrado em Gestão da SKEMA conta sua experiência em participar de clibes de alunos.

Thomas Olivier é aluno do programa de Mestrado em Gestão (PGE) na SKEMA Business School. Depois de ingressar na sociedade estudantil SKEMA Conseil e assumir a gestão da filial de Lille, ele decidiu tirar um ano sabático para realizar duas experiências profissionais de seis meses entre o primeiro e o segundo semestres de seu ano M1. Depois de trabalhar para a KPMG (uma das Big Four), atualmente é estagiário da Contentsquare, um unicórnio francês líder global em inteligência e análise de experiência digital, avaliado em 5,6 bilhões de dólares. Nesta entrevista, ele fala sobre sua trajetória acadêmica e profissional.

Thomas, você pode nos contar sobre a primeira parte do seu ano sabático?

Comecei na prestigiada empresa KPMG. Tudo começou com uma entrevista com um ex-aluno da SKEMA, que também era membro da empresa júnior da escola, assim como eu, um ano antes. Antes do meu ano sabático, eu era vendedor e depois diretor da filial de Lille da SKEMA Conseil.

Na KPMG, tive oportunidade de explorar novas competências e setores de atividade. Fui responsável por auditorias financeiras de empresas dos setores energético, químico e farmacêutico. Pude contribuir com a auditoria de grandes grupos como Total e Pfizer, o que foi uma experiência gratificante! Gostaria de agradecer ao meu orientador de estágio por me permitir explorar desta forma as divisões de contabilidade e finanças, em contacto com empresas de elevado gabarito.

Após a passagem pela KPMG, você decidiu dar um giro de 180 graus e explorar o setor digital na Contentsquare, onde está atualmente. O que te levou a esta escolha?

Foi uma grande oportunidade ser aceite na Contentsquare, uma empresa que ajuda as marcas a oferecerem melhores experiências digitais e que tem como missão tornar o mundo digital mais humano. Entrei na hora certa; apenas alguns dias depois que cheguei, a startup anunciou que havia levantado US$ 600 milhões em sua sexta rodada de financiamento.

Eu queria experimentar a realidade de uma startup internacional de tecnologia e trabalhar em um ambiente de língua inglesa para melhorar meu inglês profissional. Sinto-me muito confortável no meu estágio e na minha equipa. Trabalho diariamente com uma equipa EMEA, composta por 6 colaboradores internacionais sediados em regiões estratégicas da Europa, e também com a equipa comercial dedicada ao mercado francês.

A verdadeira força da Contentsquare é, na minha opinião, a sua ambição e a diversidade dos talentos que a incorporam. Ocupo uma posição estratégica na qual auxilio as equipes de vendas no entendimento das contas-chave e na implementação de planos de ação para contatá-las. Por outro lado, tenho uma função mais operacional com o objetivo de gerar leads nas minhas próprias listas de contas. São missões complementares e muito formativas para um aspirante a vendedor.

Como seu tempo na SKEMA o ajudou em sua função atual?

Um dos maiores pontos fortes da SKEMA, sem dúvida, é a rede ativa de suas sociedades e clubes estudantis e a força dos vínculos que criamos com as pessoas. Tive a sorte de fazer parte da aventura da empresa júnior, bem como do escritório estudantil (BDE). Como ex-diretor da SKEMA Conseil, pude aplicar as competências que adquiri ao longo do meu mandato, quer na gestão de projetos, quer nos recursos humanos.

Aprendi a colaborar e trabalhar em equipa num contexto de rigor e desempenho específico da SKEMA Conseil. O outro ativo, e não menos importante, é a comunidade de ex-alunos da SKEMA. Graças a essa rede, pude conhecer a realidade de diversos setores empresariais. Finalmente, meu gerente na equipe francesa da Contentsquare é um ex-aluno da SKEMA!