Skema > Todas os noticias > educacao-executiva-renault-skema

Programa SKEMA co-construído com a Renault vence o Cegos Digital Learning Excellence Award

Publicado em 07 de outubro de 2022

A SKEMA Business School customizou um programa de educação executiva para o Grupo Renault, aproveitando a experiência de seus professores Stéphanie Chasserio e Michel Ferrary. O objetivo da Renault era apoiar e encorajar as mulheres em cargos de gestão média a avançar para cargos mais seniores.

Ansioso para se tornar um empregador de referência para mulheres na indústria, o Grupo Renault recorreu à SKEMA para co-construir um programa chamado "W-Journey", voltado para funcionárias que trabalham em cargos de gerência intermediária e com o objetivo de liderá-las para funções com maior responsabilidade, em todos os setores do grupo.

O programa, iniciado em 2021, ganhou um Cegos Digital Learning Excellence Award em 2022. "O objetivo deste programa é a promoção e adotamos uma abordagem educacional que deve incentivar a autoconfiança, a liderança e a expressão. Queremos preparar a geração jovem. Procuramos preencher os cargos de que precisaremos no futuro", explica Patrick Benammar, vice-presidente de aprendizado e desenvolvimento do Grupo Renault.

Usando a experiência da SKEMA

Para conceber este programa, o departamento de Educação Executiva e o corpo docente da SKEMA trabalharam com o Grupo Renault para criar um curso de ensino à distância que contou principalmente com a plataforma SKOOL da escola e a experiência de seus professores: Stéphanie Chasserio (pesquisadora e professora de gestão da SKEMA e co-gerente da Cátedra Women in Business criada na SKEMA) e Michel Ferrary (professor-pesquisador e fundador do SKEMA Observatory on the Feminisation of Companies).

"Co-construir programas de Educação Executiva sob medida com nossos clientes faz parte do DNA da SKEMA. Este programa se baseia nas principais áreas de especialização da escola: temos Stéphanie Chasserio, professora-pesquisadora, que co-dirige a Cátedra Women in Business, fornecendo suporte pedagógico e as alavancas de ação necessárias para mudar as regras do jogo, e depois Michel Ferrary, integrando as pesquisas mais recentes nesta área", diz Pascale Viala, diretora de Relações Corporativas da SKEMA Business School.

Ela acrescenta: "Ao projetar este curso sob medida, a SKEMA decidiu adotar uma abordagem reflexiva onde os participantes são convidados a dedicar algum tempo para pensar sobre si mesmos e considerar seus pontos fortes e suas áreas de melhoria. Por meio dessa abordagem, eles tiveram a possibilidade de expressar sua ambição, escrever sobre ela e colocá-la em palavras. Eles também foram capazes de desenvolver suas habilidades de assertividade e comunicação."

Experiência dos professores da SKEMA

Para apoiar os participantes ao longo do curso, a Professora Stéphanie Chasserio contribuiu várias vezes para o W-Journey. "A diversidade dos modelos educacionais que utilizamos neste programa nos permite treinar os participantes para modificar suas abordagens e comportamentos em diversas situações úteis em sua vida profissional. Isso lhes dá a oportunidade de se tornarem mais visíveis, ocuparem seu lugar, construir redes profissionais e gerenciar suas carreiras de forma mais estratégica", explica.

Uma masterclass com Michel Ferrary

Em apoio a esses módulos, o professor Michel Ferrary realizou uma masterclass para demonstrar a conexão entre a feminização das empresas e seu desempenho. "Durante a minha masterclass, destacando as conclusões dos estudos que conduzo há 15 anos, avaliei a situação atual da diversidade de gênero em grandes empresas francesas em termos de conselho, comitê executivo, executivos e outros funcionários, para então mostrar a relação entre equilíbrio de gênero e desempenho, além de apresentar um panorama mais específico da diversidade nas empresas do setor automotivo e setores industriais relacionados. Cada vez mais, eu cruzo os números de equilíbrio de gênero com dados de desempenho financeiro (valores do mercado de ações, lucratividade) e não financeiro (responsabilidade social corporativa) para demonstrar as vantagens comerciais da diversidade. O objetivo aqui era fornecer aos participantes um elemento adicional, além do argumento da justiça social, a ser considerado em termos econômicos para ajudar a promover a diversidade dentro de sua empresa".