Skema > Todas os noticias > design-thinking-2021

SKEMA Business School promove workshop global de Design Thinking

Publicado em 04 de março de 2021

Os alunos dos programas internacionais da SKEMA Brasil participaram do workshop global de Design Thinking.

Nos dias 01, 02 e 03 de março os alunos dos programas internacionais da SKEMA Brasil participaram de um workshop global de Design Thinking, 100% online. O Design Thinking pode ser definido como um processo construtivo e colaborativo que se baseia no poder da observação, síntese, pesquisa e geração de ideias, pensamento crítico, feedback, representação visual, criatividade, solução de problemas e criação de valor. Empresas como a Nestlé, Intel, Accenture e Airbnb estão usando cada vez mais o Design Thinking e procurando por colaboradores com este tipo de treinamento para promover inovação e aumentar a produtividade.

O workshop dado aos alunos os convidou a refletir sobre um desafio contemporâneo enfrentado pela nossa sociedade: "Abraçando os idosos". A partir disso, receberam apoio dos facilitadores do workshop com embasamento científico para colocar produzir o conceito e o desenvolvimento inicial de uma solução para o desafio escolhido. Eles trabalharam em grupo percorrendo as 5 fases do processo de design thinking: enfatizar, definir o problema, idealizar, protoripar e testar. Ao final dos três dias, houve uma rodada de pitches e elegeram a equipe vencedora da SKEMA Brasil. O mesmo workshop acontece simultaneamente em todos os campi da SKEMA e cada um elegeu uma equipe para participar da competição final entre os campus.

A ganhadora desta edição do Design Thinking foi uma equipe de alunos que estão estudando atualmente na SKEMA Brasil. Eles desenvolveram uma "competição" de projetos a ser realizada entre os idosos, que tratam sobre questões ambientais, sociais e políticas. O objetivo é ajudar idosos recém-aposentados a não perderem a vida ativa, manterem as interações sociais, se sentirem úteis e exercitarem o corpo e a mente.

O objetivo do workshop foi introduzir os alunos aos conceitos principais do processo, sua aplicabilidade em contextos de negócios diferentes e desenvolver competências e habilidades como trabalho em equipe, aprendizado learning-by-doing e a capacidade de testar ideias inovativas em ciclos de trabalho rápidos.

Quer saber mais sobre as atividades no campus da SKEMA Brasil? Mande um e-mail para nossa reitora, Dra. Geneviève Poulingue (genevieve.poulingue@skema.edu)