Skema > Todas os noticias > desafio-minas-300

Desafio Minas 300 - Desafio Cultural

Publicado em 30 de outubro de 2020

Vem com a gente criar o futuro de Minas Gerais!

300 anos

Minas não é só um estado de Histórias. É um Estado de Futuro. De Oportunidades. De Inovação. De Desenvolvimento. De Movimento.

Para celebrar os 300 anos de Minas Gerais, a SKEMA convida você, mineiro(a), a participar de um desafio para pensarmos, juntos, o futuro do Estado.

O objetivo é propor soluções e mostrar como Minas Gerais pode evoluir ainda mais, levando em consideração temas importantes como a sustentabilidade, a preservação da natureza, a tecnologia, o turismo e a inovação.

E para isso, queremos dar voz a você, jovem. Traga suas ideias e compartilhe conosco, elas podem ser tornar uma realidade que vai impactar milhares de pessoas.

E aí, vai ficar parado? Venha com a gente criar o Futuro de Minas Gerais!

Quem pode participar do desafio e como funciona o Desafio Cultural?

Estão aptos a participar do desafio todos os mineiros e mineiras, de qualquer idade.

O desafio consiste na produção de um vídeo curto (1 minuto e 30 segundos), um pitch, apresentando uma solução para Minas Gerais, que tenha ligação com uma, ou mais de uma, das seguintes categorias:

1. Tecnologia e Inovação: O tema deve abordar novidades tecnológicas e suas aplicabilidades na sociedade.
  2. Natureza e Esportes: A vasta riqueza natural do nosso estado é um ótimo tema para ser escolhido e relacionado com o convívio social, a prática de esportes ao ar livre e a preservação do ambiente.
  3. Sustentabilidade e Infraestrutura: A produção deve abordar como devemos organizar a nossa sociedade para sermos mais ecológicos e sustentáveis.
  4. História e Turismo: Nossa história bela e rica está diretamente relacionada com o turismo de pessoas interessadas e amantes de paisagens rústicas e construções históricas. O intuito do tema é valorizar nossa cultura e promover nossas riquezas.

O(s) participante(s) pode(m) submeter para um ou mais temas. Cada tema escolhido pelo participante deve estar relacionado com o estado de Minas Gerais, suas riquezas e promover um pensamento inovador.

Como acessar o Desafio?

Os participantes poderão acessar o desafio a partir do link https://bit.ly/2TvNJpl, preencher os campos em branco com os dados pessoais e  aceitar o termo de aceite e acessar a plataforma do concurso. Veja as instruções abaixo!

Como enviar o seu vídeo?

1. Acesse o link https://bit.ly/2TvNJpl, preencha os campos em branco com os dados pessoais e clique no termo de aceite. Clique no link da plataforma que aparecerá ao fim do preenchimento do Termo de Aceite. Na plataforma, entre como "guest" (convidado), insira o código Desafiominas300, selecione a categoria e/ou categorias que deseja participar, grave seu vídeo. Você pode usar o seu celular ou o seu computador, da maneira que preferir.
  2. O vídeo deve ter a duração de até 1 minuto e 30 segundos.
  3. O vídeo deve ser postado na plataforma entre os dias 09/11/2020 e 02/12/2020, acompanhado do termo de autorização na forma do Anexo deste Regulamento. Serão hipóteses de desclassificação dos participantes, o envio do vídeo fora do período previsto entre os dias 09/11/2020 e 02/12/2020, sendo prorrogado, e/ou o termo de cessão gratuita de vídeo e outras avenças não for preenchido e assinado devidamente, ou não for enviado juntamente com o vídeo.
  4. Não serão julgados vídeos que apresentem conteúdo adulto, que ferem os direitos humanos, ou que contenham linguagem imprópria.
  5. Deve se conservar o direito de imagem daqueles que se fazem presente no vídeo (preenchimento obrigatório de termo de cessão gratuita de vídeo e outras avenças).
  6. O grupo pode conter no máximo 4 integrantes, sob pena de desclassificação.
  7. Para validar o seu vídeo, é preciso acessar o Termo de Aceite que estará dentro da plataforma, preencher com os seus dados e enviar pra gente. Não se esqueça!

Clique aqui e acesse o regulamento do desafio minas 300.

Critérios de avaliação:

• Sustentabilidade: leva em consideração o respeito ao meio ambiente, a conservação da natureza e a relação com uma sociedade sustentável.
  • Viabilidade: considera a capacidade de implementação da ideia nos próximos 5 a 10 anos.
  • Originalidade: avalia a criatividade e o grau de novidade da ideia, portanto é importante demonstrar um ponto de vista novo e que se difere dos demais.
  • Clareza: critério que avalia se o participante expressa sua ideia de maneira objetiva, permitindo aos avaliadores a compreensão de sua proposta.
  • Impacto Social: avalia o quanto que a implementação da ideia consegue gerar benefício para a sociedade mineira.

Os melhores vídeos serão divulgados no site do Governo de Minas.

Divulgação do resultado

O resultado será divulgado no dia 11 de dezembro, no site da SKEMA Brasil, www.skema.edu.br e no dia 18/12/2020, no site comemorativo do Governo de Minas Gerais, www.minas300anos.mg.gov.br, em forma de premiação.

Retificação

Clique aqui e confira a retificação do concurso sobre o público-alvo participante.

Informações:

Em caso de dúvidas, entrar em contato pelo e-mail: desafiominas300@skema.edu

Realização e promotora: SKEMA Business School. Apoio: Governo de Minas Gerais.