Skema > Todas os noticias > como-promover-musica-classica

Como promover música clássica?

Publicado em 13 de julho de 2021

Uma oportunidade para os alunos da SKEMA Brasil descobrirem um universo não tão conhecido.

Durante o primeiro semestre de 2021, os alunos do segundo e terceiro ano da Graduação em Administração da SKEMA Brasil tiveram a oportunidade de trabalhar mais perto do universo da música clássica. O gênero tem se tornado mais popular entre as pessoas abaixo de 35 anos e, segundo a pesquisa "The Classical Revival in 2020" (realizada pela Orquestra Filarmônica Real (RPO) e pela associação British Phonographic Industry (BPI)), eles representam hoje um terço (31%) dos ouvintes do gênero no Reino Unido.

A partir deste aumento de interesse pelo público mais jovem, os alunos da SKEMA trabalharam em um projeto de pesquisa de mercado da música clássica no Brasil, para identificarem o consumo brasileiro. Eles se dedicaram à compreensão do comportamento do consumidor e à forma como esse interesse está distribuído ao longo do país. O projeto foi orientado pelos professores e um de seus objetivos era instigar os alunos a conhecer mais sobre o gênero musical e pensar soluções para sua promoção no Brasil.

Além disso, os alunos também receberam no dia 01 de junho de 2021, Luiz Felipe Coelho, primeiro violinista da Filarmônica de Berlim, para o SKEMA Talks "O Universo da Música Clássica". Luiz Felipe iniciou seus estudos de violino aos quatro anos de idade e ao longo de sua trajetória recebeu bolsas da Fundação Vitae para estudar em Berlim. Em 2012, venceu o concurso para a vaga de 1º Violino da Filarmônica de Berlim. Ele falou para os alunos sobre suas experiências como músico profissional e sobre suas percepções desse mercado.

Ao longo do seu percurso acadêmico, os alunos têm a oportunidade de entrar em contato com diferentes setores do mercado, para que possam se desenvolver como profissionais. É imprescíndivel para o treinamento de futuros gestores que saberão atuar com qualidade independente do setor que escolherem.

Para o Prof. Paulo de Castro, coordenador de línguas da SKEMA Brasil: "O desafio em primeiro lugar é passar por um processo em que os alunos estarão trabalhando em um cenário da vida real. Eles recebem apenas informações básicas do cliente e precisam encontrar a abordagem certa para lidar com a situação. No final, o feedback que receberam da pesquisa realizada superou as expectativas".

Confira a pesquisa "The Classical Revival in 2020" (em inglês).

Quer saber mais sobre os projetos da SKEMA Brasil? Mande um e-mail para a Diretora Acadêmica da Graduação em Administração, Prof. Karen Haas Dornas (karen.haasdornas@skema.edu)