Skema > Todas os noticias > clean-up-week-hope

Voluntariado sem fronteiras: Associação de estudantes da SKEMA realiza ações na Lagoa da Pampulha

Publicado em 26 de abril de 2021

Em parceria com o Projeto Rescue Ocean, HOPE organiza a 4ª ação de limpeza da Lagoa da Pampulha com participação de alunos da SKEMA Brasil.

Entre os dias 16 e 23 de abril, aconteceu a 4º ação de limpeza, "Clean Up Week", uma semana de limpeza e retiragem do lixo, organizada pela associação de estudantes HOPE (Humanitarian Organization Promoting Equity) em parceria com o Projeto Rescue Ocean Brasil. Esta ação é parte do projeto "For Mentalities to Change" das duas organizações e acontece semestralmente, liderada pelos representantes da HOPE que estão estudando na SKEMA Brasil e conta com a participação de qualquer aluno da instituição que queira fazer parte da iniciativa. O objetivo é conscientizar não só os alunos da SKEMA, mas toda a comunidade, a respeito da preservação do meio ambiente e da importância do descarte correto do lixo

Este semestre, devido à pandemia do COVID-19, a ação aconteceu ao longo de uma semana, reunindo grupos pequenos de alunos para evitar aglomerações. Seguindo todos os protocolos sanitários, os grupos conseguiram recolher vários sacos de lixo, encontrando desde utensílios de higiene à ferramentas de pesca. Até Somalia, um ex-jogador de futebol brasileiro que passava pela Lagoa da Pampulha durante a ação, parou para ajudar e fazer parte da intervenção. A SKEMA promove em todos os seus alunos o interesse em se voluntariar e gerar impacto positivo para o mundo, estimulando projetos e iniciativas que os coloquem como protagonistas da mudança.

Sobre a HOPE:

Fundada em 2016, a HOPE (Humanitarian Organization Promoting Equity) é a maior associação da SKEMA Business School e foi eleita como a melhor associação social e humanitária de estudantes da França em 2018. A associação se envolve em missões locais e internacionais para promover valores como respeito, humildade e solidariedade a nível loca, nacional e internacional com negócios, associações e organizações. Sua presença em nos campi da SKEMA (Lille, Sophai Antipolis, Paris, Raleigh, Belo Horizonte e Suzhou) possibilita um campo de ação considerável.

Sobre o Projeto Rescue Ocean:

Inicialmente, o Projeto Rescue Ocean não era nada além de uma página no Facebook. Após um ano de ganho de visibilidade, se transformou oficialmente em uma associação. Seu objetivo é educar o público geral, especialmente os jovens, a respeito do estado do meio ambiente costeiro. Além disso, realizam ações envolvendo as praias, os mares, rios e oceanos, porque estão todos interligados. Em dois anos, o Projeto Rescue Ocean tem mais de 16.500 seguidores, que acompanham a associação pelas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Youtube. Isso sem falar nas centenas de participantes das ações e conferências lideradas pela associação.

Quer saber mais sobre as associações de estudantes da SKEMA Brasil? Mande um e-mail para o Student Office (studentofficebelo@skema.edu)