Skema > Todas os noticias > ciencia-na-era-do-sensacionalismo

Ciência na era do sensacionalismo

Publicado em 22 de março de 2021

Freakonomics é uma palavra que designa uma maneira original de ver o mundo, descobrindo a influência dos estímulos econômicos e vieses cognitivos, em particular, em nossas escolhas. Esse tipo de pesquisa almeja revelar os fatores inconscientes e inesperados confirmados por estudos científicos, e isso torna tudo ainda mais intrigante. Mas como destacou o astrônomo Carl Sagan, o problema é que “alegações extraordinárias requerem evidências estraordinárias”. E essa evidência nem sempre existe, como veremos.

Resultados conclusivos nem sempre são tão conclusivos

Steven Levitt, um Professor de Economia da Universidade de Chicago e criador da "Freakonomics", é famoso por alegar ter encontrado uma relação entre a legislação do aborto e a subsequente redução do crims nos EUA em 2001. Sua hipótese, apoiada por um estudo em co-autoria com John Donohue, é a de que por mulheres de fundos sociais desprivilegiados agora terem acesso ao aborto, elas nãos mais, ou menos frequentemente, dariam à luz à crianças com alto risco de cometerem crimes.

Leia o resto do artigo (em inglês) no site de pesquisa da SKEMA, Thinkforward