Skema > Todas os noticias > be-honest-com-skema

Disciplina de Introdução aos Negócios trata de ética e recebe startup Be Honest

Publicado em 11 de março de 2021

No dia 08 de março, alunos da graduação em Administração têm aula sobre ética e recebem empresa fundada sob o conceito da venda honesta.

Na segunda-feira, 08 de março, os alunos do 1º período da graduação em Administração da SKEMA Brasil tiveram uma aula sobre ética dentro da disciplina de Introdução aos Negócios. O tema abordado pela Prof. Priscila Malaguti tratou sobre a ética no mundo corporativo, como ela pode ser aplicada dentro das empresas e nas relações entre diferentes empresas. O intuito é desenvolver nos alunos as habilidades e competências necessárias para tomar decisões conscientes e despertar neles um senso de coletividade e ética que tem sido cada vez mais exigido no mercado em desenvolvimento.

Como parte da disciplina, os alunos receberam a Be Honest, uma startup desenvolvida em cima do conceito de honestidade e ética. A empresa surgiu na Escola do Sebrae, com o nome de Sweet Trust, e vendia apenas doces dentro de 5 diferentes empresas e da própria escola. Os doces ficavam dispostos em balcões sem vendedores, o cliente pegava o produto desejado e depositava o dinheiro em um recipiente designado para isso. Com a pandemia, a startup precisou se adequar à realidade do isolamento social e mudou para Be Honest. O mix de produtos foi alterado, passaram a vender produtos de mercearia, doces, bebidas, congelados e especiarias e por isso se instalaram dentro de vários condomínios de Belo Horizonte.

Recentemente o Super Nosso se tornou parceiro, com o oferecimento de diversos produtos. A startup tem se desenvolvido e expandido, já estão presentes em 75 condomínios na cidade e em 15 em Brasília. O propósito de ir para "dentro da casa das pessoas" é de otimizar o tempo delas e desenvolver um senso de ética em todos. Basta que a pessoa vá até o ponto, escolha o produto e realize o pagamento com cartão de crédito ou Pic Pay. Não há câmeras ou dispositivos de vigilância para verificar se os produtos estão sendo pagos. A startup realiza diversas ações de conscientização dentro dos condomínios para incentivar a honestidade, além de emitirem relatórios mensais apontando o nível de honestidade do condomínio a partir de uma análise dos pagamentos com a quantidade de produtos retirados.

Dois alunos da SKEMA são colaboradores atuais desta startup e ficaram muito satisfeitos de poderem apresentar o trabalho que vem sendo desenvolvido aos colegas. Para Luiz Gustavo Filizzola "Ser o primeiro funcionário de uma startup em ascensão é uma experiência incrível. Participei de todo o crescimento da empresa, aprendi lições e conceitos que apenas o empreendedorismo permite." Acreditam que ser honesto é fazer o certo, ainda que não tenha ninguém olhando, conceito explorado pela Prof. Priscila durante a aula.

Quer saber mais sobre os projetos desenvolvidos na graduação em Administração? Mande um e-mail para a diretora acadêmica, Prof. Karen Haas Dornas (karen.haasdornas@skema.edu)