Skema > Todas os noticias > associacao-escolas-francesas

CDEFM: Nova associação de escolas de negócios francesas lançada

Publicado em 04 de maio de 2021

Seis escolas francesas de gestão iniciaram a criação da CDEFM.

Seis escolas francesas de gestão - AUDENCIA, EDHEC, ESCP, ESSEC, HEC e SKEMA - iniciaram a criação da Conférence des Directeurs d'Écoles Françaises de Management (Conferência dos Reitores das Escolas de Gestão Francesas). Como o CDEFI para escolas de engenharia, o CDEFM visa representar seus membros perante os principais atores institucionais e partes interessadas no ensino superior, dentro e fora da França.

As escolas de administração (39) foram todas representadas pelo Capítulo de Administração das Grandes Écoles por meio do status de uma comissão dentro da Conférence des Grandes Écoles (CGE).

Foto: O CDEFM é presidido por Alice Guilhon, Reitora e Presidente Executiva da SKEMA Business School

Os seus problemas ao nível do ambiente competitivo, do modelo económico, da dimensão internacional, da integração profissional dos seus graduado, das suas relações com empresas e organizações, o seu estatuto privado e acreditações e classificações tornam as instituiões atípicas no setor do ensino superior e têm de ser abordadas, discutidas e consideradas na arena pública dentro de seu próprio contexto específico.

Com a criação do CDEFM em 25 de março, as escolas de gestão passaram a ter um espaço especial de compartilhamento e discussão, além de uma alavanca de visibilidade própria. A principal tarefa da conferência é ser seu porta-voz junto ao governo francês, a União Europeia, associações de estudantes e empregadores, organizações de acreditação nacionais e internacionais e outros organismos internacionais envolvidos na educação e pesquisa.

O CDEFM também é responsável por representar os interesses comuns de instituições e escolas que oferecem diplomas em gestão reconhecidas pelo Ministério do Ensino Superior, Investigação e Inovação.

A fim de representar as vozes de todos os seus membros, o CDEFM está estruturado como um Conselho de Administração e comissões temáticas:

Membros do Conselho de Diretores:

• AUDENCIA Business School (fundador): Christophe Germain, reitor
  • EDHEC Business School (fundador) - Emmanuel Métais, reitor
  • ESC Clermont - Françoise Roudier, reitora
  • ESCP Business School (fundador) - Frank Bournois, reitor
  • ESSEC Business School (fundador) - Vincenzo Esposito Vinzi, reitor
  • HEC Paris (fundador) - Eloïc Peyrache, reitor
  • NEOMA Business School - Delphine Manceau, reitora
  • SKEMA Business School (fundadora) - Alice Guilhon, reitora e presidente executiva
  • TBS Business School - Stéphanie Lavigne, reitora

As primeiras comissões temáticas:

• Acadêmico: Isabelle Huault, reitora da EM Lyon Business School,
  • Treinamento e Digital: Jean-François Fiorina, vice-reitor da Escola de Gestão de Grenoble,
  • Territórios e financiamento: Francis Bécard, presidente da Y Schools.

Outras comissões de desenvolvimento sustentável, relacionamento com empresas e estágios, integração de pós-graduação e relações internacionais serão constituídas nas próximas semanas. Todas essas comissões irão propor resultados e melhores práticas para a comunidade das escolas de negócios, para serem compartilhados regularmente com as partes interessadas do CDEFM. A conferência também organizará grupos de trabalho ad hoc e eventos, dependendo dos assuntos atuais nacionais e internacionais que afetam as escolas de negócios.

Para Alice Guilhon, presidente do CDEFM (nomeada por três anos), reitora e presidente executiva da SKEMA e atual presidente do Chapter: "A criação desta conferência permite estabelecer representação e governança equilibradas entre escolas de gestão e escolas de engenharia. É claro que continuaremos membros da CGE, assim como as escolas de engenharia, e gostaríamos de agradecer ao seu presidente e ao seu delegado geral, que nos últimos anos possibilitaram que nossas escolas estivessem mais presentes e mais ouvidas nas discussões do ensino superior e da pesquisa. O CDEFM também fará questão de representar seus membros além de nossas fronteiras, já que o desenvolvimento internacional é um de seus pontos fortes e características comuns."

Para o Ministério de Ensino Superior, Pesquisa e Inovação da França: "O ministério tomou nota da criação desta nova conferência. Naturalmente, ela discutirá quaisquer questões que apresentar em nome de seus membros e espera que a conferência contribua para o reconhecimento internacional de nossa oferta de treinamento e pesquisa em gestão."

Para Anne-Lucie Wack, presidente do CGE: "A criação do CDEFM é uma bela ilustração da capacidade das Grandes Écoles de se organizarem, se adaptarem a novos desafios e melhorarem seu desempenho por meio de trocas de experiência. No CGE, temos diferentes famílias de escolas que operam em grupo e em rede, como Sciences Po, INSA, as principais escolas de engenharia, escolas de mineração / telecomunicações, escolas de agricultura e veterinária, escolas de arquitetura e assim por diante. Todas essas escolas procuram o CGE em busca de abordagens transversais baseadas no DNA compartilhado das Grandes Écoles. A criação do CDEFM confirma a forte dinâmica existente na família das escolas de gestão."