Skema > Todas os noticias > artigo-alice-guilhon-skema

Alice Guilhon é coautora de artigo sobre aprendizagem e sua importância

Publicado em 18 de janeiro de 2023

Artigo foi escrito em parceria com reitor da ESSEC, Vincenzo Vinzi.

Alice Guilhon, reitora e presidente executiva da SKEMA Business School, é co-autora de um artigo sobre aprendizagem com Vincenzo Vinzi, reitor da ESSEC, publicado no jornal Les Echos. Para os dois reitores das escolas de gestão, a aprendizagem é um vetor essencial da igualdade de oportunidades e continua a ser uma garantia de maximização da empregabilidade dos alunos.

É fato que a aprendizagem pode custar caro para o Estado assumir. Em 2021, esta última gastou 11,3 mil milhões de euros para formar aprendizes, como apontam Alice Guilhon e Vincenzo Vinzi. No entanto, a aprendizagem é, sem dúvida, um motor de crescimento nacional, criação de emprego e geração de valor.

Reportando-se aos números publicados pela ASTERES, os autores assinalam que "a aprendizagem no ensino superior gera 425 mil postos de trabalho, 41 mil milhões de euros de valor acrescentado, e trouxe 11 mil milhões de euros para as finanças públicas em quatro anos".

Vários benefícios

No artigo, os dois reitores destacam as inegáveis vantagens do aprendizado, como a rápida inserção profissional dos alunos e o efetivo encaminhamento às Grande Écoles para os de famílias modestas. Através da aprendizagem, os dois reitores veem uma "alavanca para a diversidade e inclusão no ensino superior de excelência".

Avenidas de reflexão para modular o apoio do Estado

Alice Guilhon e Vincenzo Vinzi recomendam várias soluções como "modular o custo do contrato de aprendizagem de acordo com a renda familiar" ou que as empresas "peguem a sua parte e assumam os demais custos, e não apenas para as melhores escolas de negócios".