Skema > Todas os noticias > alunos-skema-startup-galeria-arte

Dois estudantes querem usar blockchain para autenticar obras de arte

Publicado em 08 de agosto de 2022

A startup desenvolvou seu próprio marketplace e já alcançou os primeiros clientes.

A "Galerie marchande" é uma startup criada por Doriane Charrier e Samy Ozdalkiran, alunos do programa Master in Management (PGE), e Ilyas Kheribi, da Artois Univertisy, e incubada pela SKEMA Ventures, incubadora-aceleradora da SKEMA. Seu projeto, de combinar arte e certificação via blockchain, foi escolhido por um júri composto pelo Metropole Européenne de Lille, KissKissBankBank e PEPITE Hauts-de-France para se beneficiar de uma grande campanha de comunicação no território da metrópole de Lille. "Descobrimos que 90% das pinturas oferecidas para certificação são falsificadas. Foi aí que tivemos a ideia de criar a Galerie Marchande", explicou Doriane Charrier.

Com a sua start-up, os três empresários pretendem vender diretamente obras de arte produzidas por artistas vivos, de forma a garantir a autenticidade das obras vendidas, tudo isto a decorrer num marketplace que eles próprios criaram.

Para autenticar a obra de arte, os alunos desejam usar a tecnologia blockchain para produzir certificados digitais de autenticidade. "Estamos nos inspirando na tecnologia usada por NFTs e criptomoedas, mas não especulamos. Nosso objetivo é tranquilizar o comprador", acrescentou Doriane Charrier. Os alunos pretendem receber uma comissão sobre as vendas para se pagarem. "No momento, cerca de trinta artistas responderam positivamente à nossa abordagem, principalmente na região de Hauts-de-France. Temos ilustradores, pintores e escultores", disse Doriane Charrier orgulhosamente.