Skema > Todas os noticias > alunos-skema-hope-bh

Alunos de Sophia Antipolis constroem esperança em Belo Horizonte

Publicado em 05 de agosto de 2021

Desde 2017, os alunos da associação Esperança, no campus Sophia Antipolis, participam da construção de um centro comunitário para mulheres e crianças no Brasil.

Sob o céu azul de Belo Horizonte, as grandes paredes brancas do Centro Tecendo A Vida erguem-se como mãos estendidas em agradecimento. No pátio, um pequeno grupo está trabalhando muito para terminar o que falta fazer. Alexandra Gat, Cyrielle Andlauer e três outras alunas chegaram da França em julho, determinadas a avançar no trabalho. "No momento, estamos tentando dar os retoques finais no prédio. Ainda temos algumas paredes para lixar, alguns rebocos para fazer, alguns isolamentos para colocar e algumas pinturas para terminar ", explicou Alexandra Gat, uma aluna de Master 1 no Programa Grande École em Sophia Antipolis.

Hoje, o centro comunitário tem dois níveis, 217 m², e mais três devem ser adicionados nos próximos anos. "As fundações foram planejadas para cinco andares. Eventualmente, será capaz de acolher os idosos", disse Cyrielle Andlauer esperançosa.

Uma bóia salva-vidas

Atualmente, administrado por freiras, o centro comunitário presta assistência a mulheres e crianças em dificuldades nas favelas de Belo Horizonte. Aulas de culinária, posto de vacinação COVID-19, reforço escolar, apoio social, o centro cumpre muitas funções. "A longo prazo, este projeto vai permitir duplicar o número de lugares disponíveis para acolher mais crianças e proporcionar-lhes um espaço seguro para brincar, ter acesso à educação, expressar-se e descobrir onde está a sua paixão", disse Alexandra Gat.

Um mural para Camille Murris

Para financiar este projeto, a associação Hope conta com diversos eventos como o Semaine Verte (semana verde), que em breve acontecerá no campus de Sophia Antipolis, e outros eventos pontuais. "Até agora, Hope contribuiu com 23 mil euros para o projeto, ou seja, 140 mil reais", disseram Alexandra Gat e Cyrielle Andlauer.

Para finalizar a construção, uma campanha de crowdfunding ainda está aberta na Leetchi. O dinheiro arrecadado irá para a finalização das obras, mas também para a criação de um mural com Camille Murris, a estudante do SKEMA que morreu tragicamente no ataque ao caminhão em Nice em 2016. Este projeto de caridade é dedicado a ela.