Em seu último ano, quatro alunos da PGE optaram por ingressar na universidade americana UCLA Extension em Los Angeles como parte do programa de Marketing Digital e Negócios e Gerenciamento de Entretenimento*. Todos grandes fãs das telonas, Richard Moulin, Laura Moracchini, Romain Logé e Hugo Carpentier produziram um curta-metragem intitulado "Light on" para o Nikon Film Festival.
"Mostrando, não dizendo"
Este ano, os cineastas iniciantes que competem no Nikon Film Festival receberam "sonhos" como tema. O curta-metragem de Richard, Romain, Laura e Hugo apresenta o sonho de uma jovem francesa ao conhecer seu ídolo em Los Angeles. "Não há diálogo: em primeiro lugar, porque é muito difícil escrever diálogos, e também porque queríamos mostrar em vez de contar", diz Hugo Carpentier.
O filme, que é lindamente produzido, dura pouco mais de dois minutos e nos mergulha na atmosfera crepuscular de Los Angeles. "Sua edição, música, performance e cinematografia moveram a história tão rápida e elegantemente. Foi otimista, cativante e divertido. Boa reviravolta", diz o professor de extensão da UCLA, Chris Donahue, produtor vencedor do Oscar e Emmy. Competindo com 1.604 outras produções, "Light on" já alcançou 1.400 visualizações na plataforma da Nikon e quase 300 comentários.
Financiamento coletivo
Os alunos fizeram tudo sozinhos, desde a captação de recursos até a produção. "Em novembro de 2021, começamos a escrever histórias juntos e pensamos em participar deste festival", conta Richard Moulin, cinegrafista do filme. Mais tarde, uma campanha de crowdfunding no KissKissBankBank arrecadou € 2.000 para os quatro cineastas, apenas o suficiente para cumprir seu orçamento. "Conseguimos alugar equipamentos e um carro e cobrir nossos custos de combustível", diz Romain Logé.
Um júri famoso
Laura, Romain e Hugo planejam ficar nos Estados Unidos para entrar na produção e no ramo cinematográfico, e Richard quer voltar à França para seguir a carreira de diretor. A votação no site do festival de cinema será encerrada em 10 de abril. A cerimônia de premiação acontecerá no Grand Rex na presença de Gilles Lellouche, Pierre Lescure e Augustin Trapenard em 22 de abril.
Saiba mais.
*O programa foi desenvolvido para oferecer aos alunos um conjunto de habilidades duplas altamente procurado em duas áreas altamente complementares: marketing digital e gerenciamento na indústria do entretenimento.