Skema > Todas os noticias > alunos-skema-consultores-rse

Alunos da SKEMA assumem o papel de consultores de RSE

Publicado em 01 de agosto de 2022

Alunos do Master in Management, Grande Ecole programme (PGE) e do MSc Project Management & Supply Chain desempenharam o papel de consultores de Responsabilidade Social Empresarial (RSE) para a SKEMA. Ao final de seu estudo, eles apresentaram suas conclusões na forma de pitches.

Ao longo de quatro dias, os alunos do estágio do Mestrado em Gestão (PGE) tiveram a oportunidade de conhecer os princípios, aspectos estratégicos e ferramentas operacionais da abordagem de RSE da SKEMA e dela participar. Foram supervisionados por Laurence Nahmias, professora e líder do curso, e Léna Felderhoff, graduada pela SKEMA (2019) e instrutora em transformação ecológica.

Durante este exercício, os alunos trabalharam sobre alimentação responsável, mobilidade, tecnologia digital e campi responsáveis. "Era importante que eles pudessem aplicar o que aprenderam em seus vários cursos. A ideia de aplicá-lo em termos práticos à sua escola, que está acelerando seu compromisso com a criação do SKEMA Transitions, parecia-nos óbvia", diz Laurence Nahmias, professora responsável por este curso.

Entrando nos detalhes de uma política real de RSC

Os consultores aprendizes trabalharam no mapeamento de stakeholders, analisando a situação existente, identificando restrições, oportunidades e alavancas, fazendo recomendações e mensurando o impacto. No final do processo, um exercício de retroalimentação tomou a forma de pitches feitos pelas diferentes equipas. "Diante de questões ecológicas e sociais, precisamos formar todos os alunos sobre os grandes desafios do nosso século, estratégias e cursos de ação, e acima de tudo inspirá-los a agir."

"Queremos envolver os alunos na nossa transformação"

As propostas apresentadas durante esses workshops devem, em última análise, fornecer material para as "equipes de transição" da escola (redes interdisciplinares e colaborativas comprometidas com a implantação de projetos de transição na escola).

Eles serão retomados no novo ano acadêmico, em conjunto com a SKEMA Transitions, o centro global da SKEMA dedicado à transição socioecológica e gestão responsável liderada por seu diretor executivo Yoann Guntzburger. "Muitas vezes, os alunos são solicitados a trabalhar em casos práticos de negócios em seus cursos, mas raramente em questões específicas da instituição. Queremos envolver mais nossos alunos em nossa própria transformação. Isso também envolve o Impactful Player na estratégia da SKEMA e o curso de Gerente de Projetos RSE é uma ilustração falada."